Plenário

Agacam reforça importância do aleitamento materno

TRIBUNA POPULAR: AGOSTO DOURADO – Proteger a Amamentação
INSTITUIÇÃO: Associação Gaúcha de Consultoras em aleitamento Materno – AGACAM
ORADORA: Cristina Bertoni Machado
Cristina Machado lamentou que o tema do aleitamento materno ainda seja pouco debatido (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O período de Tribuna Popular da sessão plenária desta segunda-feira (18/10), na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi utilizado pela Associação Gaúcha de Consultoras em Aleitamento Materno (Agacam). Na ocasião, a presidente da entidade, Cristina Bertoni Machado, abordou o tema “Agosto Dourado – Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos” e destacou a necessidade de ações permanentes na área, tendo em vista a importância do aleitamento materno.

Ao apresentar a Associação, a presidente destacou que a Agacam é uma entidade sem fins lucrativos, focada na promoção e proteção do aleitamento materno no Estado, bem como para políticas públicas que versem sobre o tema, com a participação de mais de 80 associadas no RS e com sede na Capital. “Estamos no Outubro Rosa, o mês de prevenção ao câncer de mama, e há anos vemos as ações alusivas a esse mês relacionadas ao autoexame de mamas e aos exames de mamografia. Só que a prevenção primária ao câncer de mama está relacionada ao controle de fatores de riscos conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores contra o desenvolvimento da doença”, afirmou.

Cristina Machado pontuou que a entidade entende a importância das ações; no entanto, disse que as mesmas “não são focadas para a prevenção do câncer, mas ações importantíssimas focadas na detecção precoce do câncer de mama. Falar de prevenção é falar em promoção de saúde. Sabemos que fatores hereditários e relacionados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, na sua maioria das vezes, modificáveis. Mas fatores relacionados a estilos comportamentais têm, sim, enorme peso na mudança e na prevenção dessa doença. Temos medidas como a prática de atividades esportivas, manter o peso corporal adequado, a adoção de uma alimentação mais saudável e a promoção do aleitamento materno”, esclareceu.

A presidente lamentou, ainda, o fato de o tema do aleitamento materno ser pouco debatido. “Durante esse processo de gestação e amamentação, os hormônios envolvidos na produção do leite são os responsáveis como fator protetivo contra o câncer de mama. As ações voltadas para o aleitamento materno são baratas e salvam não só a vida de 20 mil mulheres todos anos, mas que poderiam salvar a vida de mais de 820 mil crianças menores de 5 anos de idade todos os anos. Falar de amamentação no Outubro Rosa é extremamente importante. Por isso, que nós da Agacam aqui apresentamos a Associação a vocês. A grande maioria das consultoras atende de forma privada e não chegamos onde gostaríamos de estar, que é no SUS. Nossa cidade tem bancos de leite humano que prestam assessoria gratuita à amamentação”, pontuou.

Ao finalizar, lembrando que o Hospital Presidente Vargas é um desses bancos de leite mais capacitados na prestação de serviços, Cristina pediu apoio aos parlamentares para que reconheçam as consultoras em aleitamento materno como profissionais da saúde, que trabalham em prol da amamentação e da saúde de mães e bebês. “Pedimos que possamos ser reconhecidas para podermos estar dentro do SUS, ajudando na criação de políticas públicas que atuem na promoção do aleitamento materno e nos benefícios para essa dupla, mãe e bebê, o que também trará benefícios econômicos à cidade, pois bebês amamentados precisam de menos assistência à saúde e menos mulheres precisarão acessar os serviços de saúde por causa do câncer de mama”, concluiu.

Apartes

Em apoio à entidade e ao tema, manifestaram-se em apartes os vereadores Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Laura Sito (PT) e Pedro Ruas (PSOL). A diretora de Comunicação da Associação, Cintia Maia, acompanhou a presidente no ato.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:consultorasaleitamento maternoAgacam