TRIBUNA POPULAR

Agapem conscientiza sobre o mês nacional da esclerose múltipla

Tribuna Popular com a Associação Gaúcha de Pessoas com Esclerose Múltipla (Agapem). Na tribuna, Ricardo Faria, presidente da entidade.
Na tribuna, Ricardo Faria, presidente da Agapem (Foto: Júlia Urias/CMPA)

No período de Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (26/08), o presidente da Associação Gaúcha de Pessoas com Esclerose Múltipla (Agapem), Ricardo Faria, discursou sobre o mês nacional dedicado à conscientização da doença. “É importante conscientizar quando falamos de esclerose múltipla. Por não conhecerem, muitas pessoas acham que é uma doença que afeta apenas pessoas idosas. Esclerose múltipla atinge jovens e adultos de 20 a 40 anos e muito raramente atinge idosos e crianças”, afirmou.

Segundo Faria, uma matéria publicada recentemente em um jornal de Londres destacou que, a cada cinco minutos, uma pessoa recebe o diagnóstico de esclerose múltipla e há um aumento contínuo de casos em Porto Alegre. “Se pararmos para analisar, o Rio Grande do Sul é o Estado que tem maior prevalência da doença no país e Porto Alegre tem o maior número de pessoas portadoras no Estado. Precisamos destacar o olhar na comunidade com uma doença que atinge jovens para colocarmos eles de volta no trabalho hoje”, apontou.

Por fim, salientou a importância de falar sobre a esclerose múltipla não apenas no mês da conscientização. “Agosto é o mês em que todas as associações do país trabalham para conscientizar os Estados, municípios e sua população para que eles possam entender que é uma doença, que não é contagiosa e que a gente tem qualidade de vida ao ter diagnóstico precoce. Essa conscientização que a Agapem faz para mostrar que não somos um peso para a sociedade ou empresas; somos uma pessoa com formação acadêmica, com famílias e amigos", observou. 

A instituição

A Agapem tem a missão de oferecer melhor qualidade de vida e condições de tratamento para pessoas portadoras de esclerose múltipla por meio de aconselhamento profissional e assistência direta ou indireta. Recentemente, a entidade completou 30 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Para saber mais sobre os serviços que a Agapem oferece, clique aqui

Conforme a Agapem, "a esclerose múltipla é um conjunto de cicatrizes de lesões em células do Sistema Nervoso. É uma condição neurológica rara, crônica, degenerativa e autoimune, na qual o sistema imunológico ataca o próprio sistema nervoso central, resultando em danos ao cérebro e à medula espinhal. Os sintomas podem incluir desde fadiga extrema, problemas de visão e audição, até sensações de formigamento e "choques elétricos" pelo corpo, mudanças na sensibilidade da pele, fraqueza muscular, problemas de equilíbrio e coordenação motora, dores articulares, depressão, ansiedade, e até disfunções intestinais e da bexiga".

Texto

Renata Rosa (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)