Reunião virtual

Agentes culturais pedem apoio da Câmara para retomada de atividades

Reunião dos vereadores com produtores culturais.
Encontro virtual com setor da cultura ocorreu na manhã desta terça (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Agentes culturais e empresários do setor de eventos se reuniram na manhã desta terça-feira (14/7) no formato remoto com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol (DEM), e vereadores da Capital. A pauta foi o apelo dos profissionais do segmento de eventos para que o poder legislativo apoie o grupo em sua retomada às atividades e seu protocolo de retorno. Pediram para que este protocolo seja incluído no conjunto de regras municipais e estaduais de retomada gradual e segura das atividades pós-pandemia.

Batizado de Live Marketing e representado por 340 empresas de diferentes serviços e portes do segmento de eventos, a comitiva de dez pessoas apresentou aos vereadores um plano de retorno baseado em protocolos e dados de outras cidades e países. Um dos pedidos do segmento é ter as mesmas possibilidades e protocolos de segurança que os restaurantes e hotéis têm nas bandeiras laranja e amarela, para realizar eventos de porte menor, quando elas forem decretadas, em um futuro próximo.

Os eventos, que hoje têm seu mercado 100% impactado, correspondem a 5% do PIB nacional. Somente no Rio Grande do Sul são 500 mil empregos diretos e indiretos. O setor foi um dos primeiros a interromper suas atividades e deve ser um dos últimos a voltar ao normal, pelo seu caráter inevitável de promover aglomerações de pessoas.

Além das decisões e medidas emergenciais em função da pandemia da Covid-19, os agentes culturais também sinalizaram o desejo de desenhar com o Legislativo, em um segundo momento, uma nova matriz tributária, para melhorar tanto para o setor quanto a arrecadação do município.

A iniciativa foi saudada e apreciada por todos os vereadores que participaram da reunião. Encontrar caminhos e estratégias de desenvolver juntos e organizados uma forma de arrefecer a crise em função da situação de calamidade pública que vivemos é papel do legislativo e da comunidade, reiteraram em seus depoimentos.

Pujol encerrou elogiando a iniciativa e a organização do grupo, assim como todos os vereadores presentes: ”Trocar ideias com vocês é uma experiência muito boa, que fizeram de forma inteligente, preparada e qualificada esse plano de retomada. Temos que prestar atenção no que a mocidade está fazendo e pensando. Trabalhar para tratar da retomada da economia com segurança é um papel que todos nós temos como agentes públicos, políticos e sociais.”

Representando o governo do Estado, Carlos Sieger, também participou do debate.

Texto

Mariana Bertolucci (reg. prof. 8479)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)