Sessão Solene

Aiamu recebe o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara

Sessão Solene de Outorga do Diploma Honra ao Mérito à Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU), proposta pelo vereador Adeli Sell.
Associação dos Auditores recebeu homenagem na tarde desta terça-feira (Foto: Júlia Urias/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (29/10) o Diploma de Honra ao Mérito à Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu). A homenagem foi proposta pelo vereador Adeli Sell (PT).

O proponente afirmou que a principal razão do evento é valorizar os funcionários públicos e organizar as carreiras dentro do Estado para que as prefeituras possam funcionar efetivamente. O vereador acredita que sem essa valorização e organização, as melhorias na administração pública se tornam inviáveis. "Eu, aqui, nesses longos anos de Câmara Municipal, sempre deixei muito claro que, sem a organização das carreiras, não tem prefeitura que funcione. Se nós não valorizarmos os funcionários públicos, não há como levar as coisas adiante. Por isso, são estas as razões que me levaram a propor essa homenagem muito singela. Fico muito grato por poder fazer essa homenagem".

O presidente da Aiamu, Johnny Bertoletti Racic, declarou que considera Adeli um amigo próximo e expressou gratidão pelo reconhecimento que o legislativo da capital gaúcha concedeu à categoria. "É um motivo de grande alegria, pois enaltece a nossa entidade". Segundo Racic, o que torna a associação um diferencial é como a Aiamu se manteve presente na vida da população e sua capacidade de se ajustar às necessidades do século XXI. "O avanço tecnológico facilitou a vida de todos nós, mas é uma realidade transformadora. Porém, uma coisa não mudou: em tempos de inteligência artificial, é a inteligência humana natural que predomina. É a capacidade do ser humano de construir soluções que jamais será superada. É aí que entra a representação classista, como é o caso da Aiamu."

O presidente destacou que esta relação é crucial, pois carrega a essência da luta da categoria. "Mais de seis décadas se passaram e nossa associação manteve seus ideais: defender a categoria, os inspetores, auditores e fiscais; valorizar nosso trabalho e cumprir fielmente a missão constitucional de garantir arrecadação para o cumprimento das obrigações da administração pública e o atendimento às demandas da sociedade." Agradeceu também aos colegas, à diretoria da instituição e a todos os integrantes da categoria. "Sem vocês, nada disso estaria acontecendo aqui hoje."

História

Fundada em 11 de março de 1963, por 55 servidores da prefeitura da capital gaúcha, a Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre representa essa importante categoria do serviço público municipal. Está hoje entre as associações representativas mais importantes do País no seu segmento. É reconhecida por sua coragem e força na luta pelas prerrogativas do funcionalismo e destaca-se por oferecer a seus associados uma estrutura de serviços moderna e diversificada. 

Atualmente, a AIAMU representa 174 Auditores Fiscais, profissionais da mais alta qualificação, que atuam na fiscalização, orientação e educação tributária. É através do trabalho dos Auditores Fiscais que a cidade de Porto Alegre arrecada os recursos financeiros necessários para o custeio da educação, saúde, segurança e infraestrutura.

A sociedade, aliás, sempre esteve no foco da AIAMU. Consciente da necessidade de levar informação ao cidadão, a associação desenvolve campanhas educativas e de esclarecimento sobre tributos municipais. Dessas campanhas nasceram o Código Tributário do Município de Porto Alegre, em 1996, única compilação de leis fiscais da cidade, e o Guia do Contribuinte, em 1998, que explica detalhadamente, e de forma acessível, as características de cada imposto.

Texto

Renata Rosa (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)