Alejandro Ruiz retrata mulheres negras em pinturas
Trabalhos de grandes formatos compõem a exposição de Ramon Alejandro Ruiz Velazco que pode ser visitada até 7 de dezembro na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). O artista exibe telas de colorido intenso em que representa mulheres e meninas negras.
Ruiz coordena o Núcleo de Painéis e Murais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), surgido para incentivar a arte pública figurativa. Segundo o artista, embora as telas tenham grandes dimensões, são os detalhes, como um olhar, um gesto, uma mão que cobre o seio, uma curva formada pelo cabelo caído sobre os ombros, que prendem a atenção do espectador.
Naturalizado brasileiro, Ruiz nasceu em Buenos Aires em 1968. Bacharel em Artes Visuais/Ênfase Escultura na Ufrgs, foi presidente do Centro Acadêmico Tasso Corrêa (2005-2009). Expôs em Rivera (Uruguai), Porto Alegre, Veranópolis, Esteio, Tapes, Santana do Livramento e Tramandaí. Entre as últimas mostras na Capital, estão Aquarelando, na Sala Ado Malagoli (IA/Ufrgs); A Arte e o Corpo, no Hospital Santa Rita; e A Porta-Estandarte, na quadra da Escola de Samba Bambas da Orgia.
De segundas a quintas-feiras, a exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas. Às sextas-feiras, das 9 às 16 horas. Entrada franca. Informações: (51) 3220-4392, e-mails claudiah@camarapoa.rs.gov.br e ramonvelazco@ig.com.br
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)