Sessão solene

Alexandre Gadret é Cidadão Emérito de Porto Alegre

Gadret é diretor-geral da Rede Pampa Foto: Vicente Carcuchinski
Gadret é diretor-geral da Rede Pampa Foto: Vicente Carcuchinski (Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA)
No dia em que completou 37 anos (9/12), o empresário Alexandre Alvarez Gadret recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto alegre em solenidade que ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem foi proposta pelo vereador Nereu D’Avila (PDT). Alexandre é o atual diretor-geral da Rede Pampa de Comunicações, composta por 15 emissoras de rádio, um jornal diário, quatro geradoras de televisão e mais de 106 retransmissoras, o que faz da empresa o segundo maior grupo de comunicação do Rio Grande do Sul. Também é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) e conselheiro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). 


O homenageado 

Alexandre Gadret nasceu em Porto Alegre em 9 de dezembro de 1977 e formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e, segundo o proponente da distinção, vereador Nereu D’Ávila, recebeu diversas condecorações que destacam a sua excelência profissional, como a Medalha Cidade de Porto Alegre, concedida a ele em 13 de março de 2013. Lembra ainda que o diretor-geral da Rede Pampa também já desempenhou a vice-presidência da Associação Comercial de Porto Alegre, foi conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), além de presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), “todos por duas gestões”, lembra Nereu que, quebrando o protocolo, pediu para que o público cantasse parabéns ao homenageado.

Prefeito

José Fortunati trouxe a mensagem do Poder Executivo, destacando que Alexandre Gadret construiu o seu espaço e não ficou à sombra do pai, Otávio Gadret, fundador da Rede Pampa, presente na solenidade. “Quando todos acham que são donos da verdade, percebo no Alexandre um homem do diálogo, o que nos falta em nossos dias”, destacou. "O titulo é um reconhecimento ao cidadão e a uma rede de comunicação que tem uma força indiscutível no Estado e transmissora do grande debate", disse o prefeito.

Orgulho

“Um sentimento de felicidade que vai além das palavras para demonstrar a minha gratidão”, disse Alexandre Gadret ao agradecer a homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre, lembrando a importância dos pais na sua trajetória. Disse que o que o despertou para o curso de engenharia elétrica foi uma revista eletrônica que mostrava como se fabricava um transmissor em FM. Disse que passou mais de ano montando e desmontando o transmissor “sem que o fizesse funcionar”, lembra. A curiosidade o levou à universidade para que pudesse executar o projeto e entender como funciona um transmissor, revelou. Alexandre afirmou que a Rede Pampa sempre foi o seu segundo lar, transformando-se de amante da eletrônica em comandante de uma rede de rádio e TV. Finalizou agradecendo os colegas de trabalho pelo apoio e influência no seu crescimento profissional. “Sinto-me realizado”, concluiu.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)