Homenagem

Alinhado com os princípios liberais, Instituto Atlantos receberá Honra ao Mérito da Câmara de Porto Alegre

Proposta do vereador Ramiro Rosário foi aprovado por unanimidade. Entidade fundada em 2015, promove o pensamento liberal na Capital

Vereador Ramiro Rosário
Proposta do vereador Ramiro Rosário vai homenagear o Instituto Atlantos (Foto: Johan de Carvalho/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

Foi aprovado nesta quarta-feira, 12, o projeto de resolução de autoria do vereador Ramiro Rosário (Novo), que concederá o diploma de Honra ao Mérito ao Instituto Atlantos. A proposta foi aprovada por unanimidade. A entidade foi fundada em 2015, e tem como objetivo principal estimular, promover e qualificar os debates sobre liberdade.

Autor do projeto, Ramiro Rosário defende que a sociedade precisa ampliar as discussões sobre a liberdade. “O Instituto Atlantos promove valores fundamentais para a sociedade. Ele está diretamente alinhado com os princípios liberais, como a autonomia pessoal, as liberdades individuais e o livre comércio. Em uma era onde tentam retirar todas as liberdades do povo, é fundamental homenagear instituições que promovam o debate sobre o tema”, destaca.

Colega de bancada do Partido Novo, o vereador Tiago Albrecht, ressalta a relevância do instituto na promoção e na luta para garantir as liberdades individuais e o livre comércio ao povo. “O Instituto Atlantos possui uma longa tradição na disseminação do pensamento liberal. Enquanto alguns homenageiam lideranças de grupos de invasores, outros homenageiam quem realmente faz a diferença”, enfatiza.

Presidente do Instituto Atlantos, Guilherme Dadda, agradeceu a homenagem, e reforçou o papel fundamental da entidade na defesa dos valores liberais. “Temos sido um pilar fundamental na defesa da liberdade e na formação de jovens líderes em Porto Alegre, promovendo debates essenciais e impactando a cidade com ideias que fortalecem a transparência, a livre iniciativa e a autorresponsabilidade”, destacou.

Instituto Atlantos

O Instituto Atlantos foi fundado em 2015 por um grupo de jovens universitários de Porto Alegre, com a finalidade de promover e qualificar os debates acerca das ideias de liberdade, tanto na sociedade, quanto na academia. Atuando inicialmente com grupos de estudos em universidades da capital, como ESPM e UFRGS.

Em seu segundo ano de atuação o Instituto Atlantos fez o lançamento da Conferência Atlantos, evento que acontece anualmente e tornou-se tradicional no calendário da nossa cidade, acontecendo sempre na mesma semana do Fórum da Liberdade, os eventos em conjunto compõem a Semana da Liberdade de Porto Alegre.

Nos últimos anos o Instituto Atlantos expandiu sua atuação para outras universidades da capital, como FMP, FAMAQUI, Atitus e PUCRS, ampliando ainda mais seu impacto na formação e capacitação de jovens, com cursos de extensão, grupos de estudo, eventos internos e palestras independentes com professores e personalidades renomadas.

Além disso, em um dos momentos mais difíceis da história, o instituto atuou ativamente no socorro às vítimas das enchentes e arrecadou mais de R$120.000,00 que foram destinados ao apoio dos mais necessitados, além de contribuir para a reconstrução de Porto Alegre, demonstrando seu compromisso com a cidade e sua gente.

Texto

Giovani Gafforelli (Jornalista MTE/RS 20.412)