Artes Plásticas

Alunos da Escola Especial Lygia Averbuck expõem na Câmara

Mostra reúne 60 pinturas até dia 6  Foto: Josiele Silva
Mostra reúne 60 pinturas até dia 6 Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até 6 de novembro, uma exposição de pinturas do Grupo de Telas, formado por estudantes de turmas e ciclos variados da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professora Lygia Morrone Averbuck, do Jardim do Salso. São 60 obras em acrílico sobre tela em que 21 alunos trabalham questões como forma, cor, textura e composição.   

O Grupo de Telas originou-se em 1995, para – além do aprimoramento da técnica de pintura – estimular o desenvolvimento da capacidade de observação e a superação de obstáculos pelos estudantes portadores de necessidades especiais. A metodologia do projeto envolve visitas dirigidas a museus, mostras de artes e ateliers, sessões de filmes e, por fim, a exposição e a divulgação dos trabalhos em espaços culturais e educativos.

Alunos da Lygia Averbuck já expuseram em 13 locais públicos e de grande reconhecimento na cidade, como a Casa de Cultura Mario Quintana, o Mercado Público Central, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, a própria e escola e a Câmara Municipal. Nesses eventos, toda a comunidade escolar se envolve para valorizar o esforço, a dedicação e a criatividade dos estudantes.

Coordenados pela professora Lucila Kerkhoff Ramos, participam da mostra: Arthur Thudium, Breno Vieira, Cássia Strait, César da Silva Júnior, Daiana da Rosa, David Camargo, Fernanda Mancilha, Gabriella da Rosa, Guilherme de Oliveira, Johann Molina, Joice Nunes, Karen Xavier, Larissa da Rosa, Marcelo Pinheiro, Nathalya Werlang, Nicole Costa, Nycolle Fagundes, Roberta Ramires, Rodrigo Jaderson Dias, Samantha Corvel e Vitória de Camargo.

Visitação

A exposição pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segunda a sexta-feira, no saguão do Salão Adel Carvalho, no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). Nesta sexta-feira (30/10) e no feriado de 2 de novembro, não haverá visitação. Entrada franca. Apoio do gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT) e da Seção de Memorial da Câmara. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)