Plenária do Estudante

Alunos do Israelita pedem mais segurança e iluminação

Adolescentes discursaram à tribuna Foto: Lívia Stumpf
Adolescentes discursaram à tribuna Foto: Lívia Stumpf

A falta de segurança e a iluminação precária em diversos bairros da cidade foram as principais preocupações manifestadas nos 14 projetos apresentados pelos 50 alunos do 7º ano do Colégio Israelita Brasileiro que participaram, na segunda-feira (23/11), da Sessão Plenária do Estudante. Promovida pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre no Plenário Ana Terra, a atividade envolveu ainda visita orientada pela Casa e palestra sobre o papel e o funcionamento do Legislativo.

Os projetos dos adolescentes também sugerem melhorias nas áreas de trânsito, bem-estar dos animais, meio ambiente, coleta de lixo e obras para os bairros Mont"Serrat, Santa Cecília, Bela Vista, Petrópolis, Bom Fim, Rio Branco, Santa Tereza e Ipanema:

1. Decreta a instalação de mais postes de luz e o destacamento de mais policiais militares para o bairro Mont"Serrat. "Pessoas deixam de sair de casa com medo de assaltos e violência", justificam os autores Bruno Blum e Julia Kirjner, ambos de 13 anos.

2. Reivindica mais segurança na praça situada entre os bairros Santa Tereza e Menino Deus e o cercamento de todas as praças do bairro Santa Tereza. "Muitas pessoas são roubadas nos arredores da praça, e os assaltantes fogem por ela para a Vila Cruzeiro", informam Marina Finkelstein Sant"Anna, 12 anos, e Lucas Schuartzman Dubin, 13.

3. Determina que as carroças tenham sinalização para circularem à noite e tratamento diário e alimentação para o bem-estar dos cavalos. "No bairro Bom Fim, observa-se, frequentemente, o uso de carroças nas ruas", contam Rebecca Patzner, 14 anos, Roberto Seligmann, 13, Rafael Grillo, 14, Daniela Caraver, 13, e Joana Raskin, 13.

4. Pede a instalação de câmeras de vigilância e reforço na iluminação e na ronda policial no bairro Petrópolis "para proteger os moradores de assaltos e agressões". De Maria Eugênia Londero Degueroni, 12 anos, Amanda Kisnner Pinto, 13, Raquel Padão Laks, 13, e Henrique Konzen, 13.

5. Proíbe carga e descarga de caminhões em estabelecimentos comerciais das 22 às 7 horas no bairro Bela Vista, além do uso da buzina em dias úteis nas áreas comerciais nos mesmos horário e bairro. "Todo morador e transeunte tem direito ao silêncio para, principalmente, poder dormir", lembram Leonardo Hekman D"Ávila e Ana Carolina Isdra Morkowikz, ambos de 13 anos.

6. Decreta que as árvores caídas em tempestades sejam removidas das vias num prazo de até 24 horas. "Quando acontece uma chuva intensa, constantemente caem árvores, que demoram a ser retiradas, prejudicando o trânsito", dizem Leonardo Tajes e Israel Fridman, ambos de 13 anos.

7. Decreta o uso de tinta antipichação em viadutos e estabelecimentos públicos, instalação de câmeras de vigilância e reforço no policiamento do bairro Bela Vista. "A pichação causa uma imensa poluição visual", afirmam Rafaela Hess, 12 anos, Rafaela Roithmann e Jonas Strazas, todos de 13 anos.

8. Decreta que, no bairro Santa Cecília, sejam disponibilizadas lixeiras para o lixo comercial e doméstico. "Um problema que a cidade vem enrentando são os saquinhos plásticos de lixo espalhados pelas ruas", alertam Fernanda Finkelstein e Alice Bryk Silveira, ambas de 13 anos.

9. Decreta instalação de mais postes de luz e reforço policial no bairro Petrópolis. "Os problemas encontrados no bairro são falta de segurança e de iluminação", enfatizam Ricardo Lewinsohn, Gabriela Pecis Baggio, Diego Zimmermann, Luiza Roithmann, Ana Flávia Fridman e Felipe Chotgues, todos de 13 anos.

10. Determina o recapeamento de todas as ruas e avenidas do bairro Ipanema para a segurança de veículos e pedestres. "Esse problema tem como consequencia acidentes e insegurança", dizem Victoria Iochpe e Victoria Oss-Emer, ambas de 13 anos.

11. Decreta o reforço no policiamento do bairro Bom Fim. "Esta lei é muito importante, pois vai impedir que ocorram assaltos e mortes no bairro", defendem Bruno Seligmann Rodrigues e João Victor David Scotto, ambos de 13 anos.

12. Decreta que sejam designados mais policiais civis e militares para o bairro Rio Branco. "O grande problema no bairro é a falta de segurança e os roubos de carros", afirmam Daniel Henkin Soibelmann, Diego Sandler Albuquerque e Uri Lerrer, todos de 13 anos.

13. Decreta a instalação de mais postes de luz no bairro Santa Tereza. "Sem uma iluminação de qualidade, o perigo aumenta e dificulta a circulação de pessoas à noite", informam Arthur Pompermayer, Débora Aspesi Martinez, Joana Sonderman e Sabrina Lewin Behrends.

14. Decreta a criação de mais cinco postos de policiamento e a manutenção mensal dos postes de luz do bairro Santa Cecília. "A falta de iluminação gera muitos assaltos e alguns acabam até em morte", lamentam Fernando Wainstain, Guilherme Lemos Noronha, Rodrigo Rigo Fonseca e Marcos Oliveira.      
 
Acompanhados do professor Ricardo Fortes, os estudantes foram recebidos pelo coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos, e pelos vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Sofia Cavedon (PT) e Airto Ferronato (PSB). Informações e agendamento de escolas: (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)