Presidência

Alvorada quer acompanhar debates do transporte urbano em Porto Alegre

Presidente Reginaldo Pujol recebe o vereador e presidente da Câmara Municipal de Alvorada Juliano Marinho.
Marinho e Pujol em encontro nesta tarde (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Na tarde de hoje (4/2), o presidente da Câmara Municipal de Alvorada, vereador Juliano Marinho (PT), esteve na Câmara Municipal de Porto Alegre para uma audiência com o presidente, vereador Reginaldo Pujol (DEM). Além da visita de cortesia ao novo comando da Casa, o vereador da Região Metropolitana tratou de temas comuns aos legislativos, entre eles o pacote de projetos do transporte coletivo, que pode entrar na pauta da CMPA nos próximos meses.

O projeto que cria a taxa de mobilidade - um pedágio para veículos emplacados fora de Porto Alegre circularem na Capital -, em especial, é o que mais preocupa o colega de Alvorada. De acordo com Marinho, boa parte da população de Alvorada trabalha e visita diariamente a capital gaúcha também para outras necessidades: “Não achamos justo sobretaxar o nosso trabalhador e a população que também gera lucro ao município de Porto Alegre. Vim pedir ao presidente Pujol para que, se essa proposta entrar oficialmente na pauta, seja organizada uma discussão conjunta com os representantes de cidades vizinhas como Alvorada, Canoas, Viamão e Gravataí”.

Pujol reiterou a importância da discussão entre os municípios e que isso pode sim ser feito conjuntamente com as cidades da Grande Porto Alegre, que serão as mais afetadas em caso de uma possível aprovação do pedágio. Por outro lado, o presidente também destacou que dar prioridade ao custeio do transporte coletivo da capital é uma obrigação da CMPA.

Texto

Mariana Bertolucci (reg. prof. 8479)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)