SESSÃO SOLENE

Amadeu Weinmann é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de Outorga do Titulo de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Amadeu de Almeida Weinmann. Proposta pelo ex-vereador Reginaldo Pujol.
    A homenagem foi realizada em Sessão Solene, no Plenário Otávio Rocha, com proposição do vereador Reginaldo Pujol (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • ssão Solene de Outorga do Titulo de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Amadeu de Almeida Weinmann. Proposta pelo ex-vereador Reginaldo Pujol. Na foto, o homenageado
    Amadeu Weinmann agradeceu e falou sobre sua trajetória (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na noite desta quinta-feira (10/10), o título de Cidadão de Porto Alegre ao advogado, professor e escritor Amadeu Weinmann. A homenagem foi realizada em Sessão Solene, no Plenário Otávio Rocha, e teve a proposição do vereador Reginaldo Pujol (União).

Pujol lembrou sua amizade de longa data com Weinmann, inclusive que devia a ele seu ingresso na vida pública, em 1972. “Foi ele que me jogou na vida pública. Uma noitada, em que nós todos compreendemos que tínhamos dívida com a sociedade. Que havíamos trabalhado muito, que já começávamos a ganhar um resultado do nosso bom trabalho, mas devíamos uma participação na vida política do município, do Estado e da União”, contou. O proponente desejou que ele e o amigo continuem lutando por aquilo que acreditam desde jovens. “O preço da liberdade é nossa eterna vigilância. Isso há muito tempo nós dizíamos, alguns sabem, e hoje reafirmamos em homenagem a ti, meu jovem, Cidadão de Porto Alegre”, finalizou.

O homenageado agradeceu a distinção. “Muito obrigado pela escolha deste humilde cidadão, de ser eleito com tamanha galhardia”, disse. Ele falou sobre sua trajetória de vida, desde quando ainda vivia em Ijuí, sua cidade natal, até vir para a Capital. “Aqui em Porto Alegre iniciei a minha vida como advogado, porque fui bem recebido pela nossa querida cidade”, observou. Quanto ao título, Weinmann apontou que era a filiação legítima de cidadão de Porto Alegre. “Estou recebendo desta edilidade o título de Cidadão porto-alegrense, o que aceito com muita honra a dignificante menção. Só me resta agradecer à Câmara de vereadores e é o que faço hoje, com todas as forças do meu coração”, afirmou.

Histórico

Amadeu de Almeida Weinmann nasceu na cidade de Ijuí, neste Estado, sendo advogado, professor universitário e escritor. O homenageado recebeu as primeiras letras no Ginásio Estadual Duque de Caxias, em Ijuí. Havendo transferido sua residência para a Capital, cursou o segundo grau nos colégios Anchieta e Júlio de Castilhos, este último tradicional escola pública de Porto Alegre. Posteriormente, em 1965, ingressou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), consolidando sua formação como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1969. Por fim, entre 1974 e 1976, cursou pós-graduação, na qual obteve a distinção e reconhecimento da proficiência de seu comportamento acadêmico, com o diploma obtido no conceito “A”, com ênfase no aperfeiçoamento em Ciências Penais. Simultaneamente à sua função na advocacia e no magistério, também ministrou vários cursos preparatórios destinados aos examinandos do Exame de Ordem da OAB.

Com essa formação cultural, aprofundou seu desempenho nas atividades pertinentes à sua profissão, dedicando-se também ao magistério acadêmico exercido em diversos momentos nas Faculdades de Direito de Caxias e Ritter dos Reis. Concomitantemente, escreveu, em conjunto ou isoladamente, diversas obras jurídicas, bem como a biografia de seu pai, que mereceu especial dedicação. Como cidadão, sempre esteve presente nas atividades classistas, em especial junto à Ordem dos Advogados (OAB) do RS, e ao Instituto dos Advogados do RS.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)