Sessão Solene

Ana Mähler vence o Salão de Artes Plásticas da Câmara

Ana (de vermelho) com premiados, menções honrosas, jurados e vereadores  Foto: Ederson Nunes
Ana (de vermelho) com premiados, menções honrosas, jurados e vereadores Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
A artista Ana Mähler conquistou o primeiro lugar no 20º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre, inaugurado na noite desta terça-feira (2/9), em sessão solene no Plenário Otávio Rocha do Legislativo da Capital. Ana obteve o Prêmio Aquisição (de R$ 7 mil) com a instalação Escada 15, composta por quatro grandes painéis que exibem impressa uma fotografia da Fundação Iberê Camargo, com vista em direção a um céu pintado de dourado, tendo dependurada uma escada de corda. 

Na abertura oficial, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB), ainda foram anunciados os cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 1 mil cada) e quatro menções honrosas. Garcia manifestou alegria em promover o 20º Salão, que reúne 57 obras de 40 artistas gaúchos ou residentes no RS. Lembrou que o evento foi criado em lei proposta pelo ex-vereador e escritor Josué Guimarães, em 1952, que a exposição funcionou até o início da década de 60 e que foi suspensa durante a ditadura militar, sendo reabilitada somente em 1988. Por fim, cumprimentou os jurados, organizadores e selecionados, desejando sucesso à exposição. Também participou da solene a vereadora Sofia Cavedon (PT). 

Primeiro lugar

Ao agradecer o prêmio principal, Ana Mähler disse que a distinção recebida da Câmara "é um baita incentivo" para continuar se dedicando às artes. "Agradeço mesmo de coração. Estou muito emocionada", afirmou, destacando o fato de a edição 2014 do evento reunir ótimos trabalhos.

Em Escada 15, de 325 x 480 cm, Ana buscou provocar “uma ilusão, uma janela de percepção, com um ponto de vista para o céu, criando deslocamento e sensação de penetrar na imagem”. A tridimensionalidade é explorada por meio da escada de corda, que sugere “um caminho, um percurso a seguir, novo e ainda inexplorado”, conforme a artista. O trabalho funciona tanto suspenso no teto como afixado na parede, como está exposto no 2º andar da Câmara.

Nascida em Santa Cruz do Sul (RS), desde 2010 Ana dedica-se ao estudo da pintura com a artista Vera Wildner no Atelier Estaggio. Em 2014, na Galeria Arte & Fato, de Porto Alegre, realizou a exposição individual Janelas da Percepção – Um Olhar sobre a Fundação Iberê Camargo. Participou de diversas coletivas, entre elas Útero, Museu e Domesticidade, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), também neste ano.

OS PREMIADOS

Prêmio Aquisição

Ana Mähler – Escada 15 – Instalação

Prêmios de Incentivo à Criatividade

Ana Flores e Simone Nassif – Jardim do Éden – Instalação
Juliana Scheid – Sem título – Desenho
Louise Kanefuku – Estudo sobre a Insônia – Desenho
Luci Sgorla – Intolerância – Instalação
Márcia Braga – Sem título – Cerâmica

Menções Honrosas

Denis Nicola – Gravura
Manu Raupp – Desenho
Paula Ruszkowski - Fotografia

Todos os participantes do evento: ver lista em salao.camarapoa.rs.gov.br

Jurados

Participaram da Comissão de Seleção e Premiação Kátia Costa, presidente da Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa; Vinícius Vieira, presidente da Associação dos Escultores do Estado do RS; Ana Zavadil, crítica de arte e curadora-chefe do Museu de Arte do RS Ado Malagoli; e Ubiratan Fernandes, artista indicado pela Presidência da Câmara. O júri analisou 180 portfólios homologados com base nos critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física ao espaço expositivo.

Em nome dos jurados, Ana Zavadil disse que o Salão de Artes da Câmara é um dos eventos mais importantes da cidade. Contou que foi bastante difícil a seleção, devido à qualidade dos trabalhos. "E tivemos que selecionar um número de obras compatível com os espaços de exposições", informou. A artista ainda saudou o retorno do Salão, que não pôde ser realizado em 2012, e disse torcer para que continue por muitas edições, pois já tem seu espaço garantido na cultura do Estado. 

Visitação

O 20º Salão pode ser visitado até 3 de outubro na Câmara Municipal  (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, com entrada franca.

O Salão foi organizado por uma comissão formada pelas seguintes servidoras efetivas da Câmara: Cláudia Helena Inácio, Débora Balzan Fleck, Giselle Geniffer Schorr, Patrícia Guazzelli Costa, Sandra Rosemeri Bier e Valéria Arminda da Mota. Informações no Memorial da Câmara: (51) 3220-4187 e 3220-4318.
  
Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)