Plenário

Andrea da Matta toma posse pelo Solidariedade

Posse dos vereadores suplentes. Na foto, vereador Andrea da Matta.
Vereadora Andrea da Matta (SD) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A sessão ordinária híbrida da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (28/6) teve a posse da vereadora Andrea da Matta (SD), que assume a vereança em substituição ao titular Cláudio Janta (SD) e comporá a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) durante o período em que permanecer na titularidade do mandato. Andrea obteve 203 votos nas eleições de 2020, tem 45 anos, é “mulher, lésbica, mãe independente, dona de bar na Cidade Baixa e cervejeira nas horas vagas” e assume a vereança em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

A vereadora assume “com muito orgulho e gratidão, representando meu eleitorado nesse dia histórico”. Clamou por “respeito, oportunidades, igualdade, paz” para os LGBTQIA+, dizendo que, em pleno século XXI, “ainda convivemos com ódio e preconceito jurássico, caduco, arcaico de pessoas que matam e ferem por diferenças de gênero, etnia, religião e classe social”.

Andrea frisou o índice de 237 “mortes violentas” da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, disse que “o caminho a ser percorrido ainda é árduo e longo” e aponta que “vivemos dias sombrios”. Agradeceu o movimento LGBTQIA+, ao seu partido, ao vereador Cláudio Janta, família e amigos, saudou o SUS e pediu vacina para todos. “Não pedimos que nos amem, mas queremos respeito, dignidade, liberdade, direitos iguais e paz.”

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:posseAndrea da Matta