Sessão Solene

Antônio Augusto recebe título de Cidadão Emérito da Capital

Antônio Augusto Mayer dos Santos Foto: Mariana Fontoura
Antônio Augusto Mayer dos Santos Foto: Mariana Fontoura

A Câmara Municipal da Capital, em sessão solene, realizada na noite desta terça-feira (9/8), concedeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao advogado especialista em Direito Eleitoral, Antônio Augusto Mayer dos Santos. A homenagem,  proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB), foi presidida pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB).

Canal destacou a “importância do homenageado para a sociedade rio-grandense que, em quase duas décadas de trabalho, vem desenvolvendo, com muito profissionalismo e com altíssimo conhecimento, sendo requisitado para palestras em congressos nacionais e internacionais de direito, no conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, além de professor palestrante convidado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra”.

Lembrou que a atuação de Antônio Augusto nos tribunais é destacada, sendo diversas vezes citados em julgamentos, emanados dos tribunais eleitorais. Acrescentou que outra grande contribuição para a formação de muitos advogados do estado. Encerrou sua participação afirmando que a sua competência técnica, a ética profissional e o compromisso com a cidade e com o país. “Sinta-se verdadeiramente um cidadão porto-alegrense”, completou.

Também falaram pelas suas bancadas os vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB), Elói Guimarães (PTB), Reginaldo Pujol (DEM), Airto Ferronato (PSB), Pedro Ruas (PSOL) e João Carlos Nedel (PP). Para a entrega de homenagem, foi convidado o pai do homenageado, Antônio Augusto dos Santos, também cidadão de Porto Alegre. A entrega do diploma foi feita pelo vereador Waldir Canal.

Agradecimento

Antônio Augusto Mayer dos Santos  agradeceu a todas pessoas presentes e fez um reconhecimento especial a sua esposa Adriana, ao pai, Antônio Augusto, à mãe, dona Isolda, “que são os responsáveis pela formação do seu caráter”. Elogiou e agradeceu o irmão André, que sempre o estimulou e os filhos Júlia e o João Pedro, além do sogro e sogra.

Agradeceu, também ao vereador Waldir Canal, que classificou de pessoa simples e correta, pela proposição da homenagem. Disse que se sentia feliz e honrado pela homenagem e pela manifestação de apreço da cidade de Porto Alegre. Salientou que isto lhe confere mais responsabilidade. Fez uma distinção lembrando a importância do seu ex-professor da PUC, Matias Nagelstein, que lhe serviu de modelo e inspiração na carreira do Direito.

Prestígio

A solenidade foi prestigiada, ainda, por familiares, a esposa Adriana Rispoli, os filhos Júlia e João Pedro, os pais, o jornalista Antônio Augusto, e Isolda Mayer Santos, o irmão André, sogro e sogra, pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL),  Elias Vidal (PPS), vereador Sebastião Melo (PMDB), Luciano Marcantonio (PDT), além de inúmeras autoridades estaduais, municipais do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, integrantes da OAB do Ministério Público Estadual, colegas e amigos.

Entre as autoridades presentes, a primeira dama do Estado, Sandra Genro, o representante da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Gomes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, Secretário Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D’ Ávila, o prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori, e a presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Maria Cecília Medeiros de Farias Kother.

Homenageado

Natural de Porto Alegre, Antônio Augusto, nasceu no dia 5 de outubro de 1968. É formado pela PUCRS. Atua de forma permanente nos Tribunais da Justiça Eleitoral. Foi professor de Teoria Geral do Estado na Ulbra, professor titular da cadeira de direito eleitoral da Fundação Ministério Público e Escola Verbo Jurídico e consultor de instituições e institutos privados.

Palestrante de Direito Eleitoral, membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), colaborador e articulista em periódicos, revistas e sítios jurídicos especializados, com dezenas de artigos publicados. Também é colunista da revista Voto e autor de obras como o livro Reforma Política: Inércia e Controvérsias. Também exerceu os cargos de assistente técnico na Subchefia de Assuntos Jurídicos e Legislativos no Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul e consultor jurídico.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)