Antônio Carlos Macedo é Cidadão de Porto Alegre
Em Sessão Solene realizada nesta terça-feira (17), a Câmara Municipal entregou o título de Cidadão de Porto Alegre para o jornalista Antônio Carlos Macedo. A homenagem foi proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT). A solenidade ocorreu no Plenário Ana Terra e foi presidida pelo vereador Idenir Cecchim (MDB).
“Nem nos melhores sonhos, 45 anos atrás, a gente imaginou que estaria em um momento como esse” de homenagem, destacou Bosco. O vereador contou histórias da época em que ele e Macedo trabalharam juntos, na Caldas Júnior: “A gente trilhou um caminho de sucesso no jornalismo. Se eu sou o que sou hoje, devo muito a ti, e tu sabes disso”. Bosco disse que Macedo “presta um serviço diário de informação e entretenimento”, elogiou seu “poder de improvisação” e destacou a importância dessa habilidade no rádio. Também ressaltou o gosto do homenageado pela profissão de jornalista e a qualidade de seu texto: “A qualidade sempre foi a primazia do Macedo”.
O homenageado destacou que o título de Cidadão chega em um ano importante de sua vida, em que completou 40 anos de trabalho na rádio Gaúcha e 50 anos de jornalismo. Ele agradeceu às pessoas e instituições que foram fundamentais em sua carreira: “Não dá para se olhar no espelho e se achar um grande vencedor. Há muitas pessoas por trás que colaboraram para esse ponto alto” de sua trajetória, disse. O jornalista ressaltou o incentivo dos pais à educação e valorizou as instituições públicas de ensino em que realizou sua formação.
Macedo agradeceu à sua esposa e seus filhos, a seus amigos, às empresas em que trabalhou e a colegas e ex-colegas de trabalho: “São pessoas com quem aprendi e continuo aprendendo”. Também agradeceu ao vereador Bosco e à Câmara pela homenagem: “A única instituição que fala diretamente pelo povo de Porto Alegre é a Câmara”. Por fim, valorizou a cidade onde estudou e desenvolveu sua carreira profissional e na qual escolheu viver: “Sou muito grato a Porto Alegre por tudo”.
Histórico
Antônio Carlos Macedo nasceu em Esteio em 1955. Casado e pai de três filhos, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou sua carreira há mais de 50 anos como repórter de geral na Rádio Guaíba. Ainda no grupo Caldas Júnior, foi promovido a chefe da Central do Interior. Em 1984, transferiu-se para a concorrente Rádio Gaúcha, emissora onde está desde então.
Macedo se tornou conhecido dos ouvintes como apresentador do programa Chamada Geral e do Gaúcha Hoje, no início da manhã, no qual atua até hoje. Ao longo de suas mais de cinco décadas de carreira, trabalhou em coberturas especiais, como cinco Copas do Mundo (México, 1986; Itália, 1990; Estados Unidos, 1994; França, 1998; e Coreia do Sul/Japão, 2002) e três Olimpíadas (Barcelona, 1992; Atlanta, 1996; e Sidney, 2000). Também realizou coberturas de acontecimentos marcantes no estado, como a tragédia da Boate Kiss, em 2013.