PLENÁRIO

Após acordo, Câmara revoga lei que institui Dia do Patriota na Capital

Pórtico da Câmara Municipal de Porto Alegre. Fachada. Palácio Aloísio Filho. Foto com técnica tilt-shift, o que deixa a imagem com desfocado proposital.
A revogação ocorreu após acordo firmado em reunião extraordinária de líderes, nesta manhã (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre acaba de aprovar durante a sessão plenária desta segunda-feira (28/08), a revogação da lei que instituiu o Dia do Patriota na Capital. A revogação ocorreu após acordo firmado em reunião extraordinária de líderes, nesta manhã, convocada pelo presidente da Casa, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

 

Após o acordo, o projeto de lei da vereadora Karen Santos (PSOL) passou com celeridade de urgência pelas comissões, estando apto para ser apreciado e votado no plenário. Através da aprovação, pelos vereadores, da alteração da ordem do dia, o projeto passou a ser o primeiro da lista de votações. Como definido pela manhã, não houve manifestações a respeito, na tribuna, o que adiantou a votação, que concluiu-se com 31 votos favoráveis e uma abstenção.

 

Sossmeier explica que a revogação foi um ato coletivo do Legislativo. “É uma vitória da coletividade. Acompanhamos de perto nos últimos dias, a repercussão da questão em nível nacional, e após a reunião de hoje, chegamos a um acordo, com a união dos vereadores, independente de partidos e questões ideológicas. Está revogada a lei”, destacou.

 

 

Texto

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)