Cultura

Aposentada encontrou o sentido da vida na pintura

Em parceria com o Mascad, a exposição "Loure Artes" mostra o trabalho da artista que, aos 79 anos, pinta há sete

  • Exposição LoureArtes - Lourena Luiza Sonntag.
    Mostra reúne 80 obras da pintora (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Exposição LoureArtes - Lourena Luiza Sonntag.
    Lourena começou a pintar há sete anos, após se aposentar do magistério (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A exposição Loure Artes, da professora aposentada de Estudos Sociais, hoje com 79 anos de idade, e que começou a pintar faz sete anos, está aberta para visitação até o dia 16 de agosto no espaço T Cultural Tereza Franco - segundo andar -, da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA). Em parceria com o Movimento de Alerta Sobre Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Mascad), e proposta pelo vereador Hamilton Sossmeier (PSC), 80 quadros autorais estão à venda com o intuito de todo e qualquer lucro ser revertido para o movimento.

“Nunca imaginei que, no final da minha vida, Deus ainda ia me dar essa bênção e a alegria de desenvolver um dom”, conta a artista. Com a fala mansa e olhos tinindo, Loure relata que sempre foi muito ativa. Contudo, depois que ela se aposentou, a tristeza bateu à porta. “Minha vida estava vazia, sem sentido. Daí resolvi começar a pintar”, explica, ao dizer que nunca havia imaginado que, um dia, seria artista, mas que, segundo ela, “também não tem idade para começar”.  

Obras

Loure trabalha com tinta acrílica e técnicas mistas, usando tamanhos e motivos diversos, especialmente nacionais e regionais. Embora sua característica esteja focada na pintura cubista moderna, também trabalha com pintura clássica, impressionista, acadêmica, espatulada, texturas e abstrata figurativa. 

Artista

A professora aposentada que deu aulas por 38 anos a crianças e jovens, e agora artista visual Lourena Luiza Sonntag, nasceu no dia 26 de maio de 1940, em São Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul. Tem formação superior em Estudos Sociais pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa/RS; licenciatura plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA/RS); e pós-graduação em Administração Educacional também pela FAPA/RS.

Atualmente, não só representa a capital ao integrar o Circuito Internacional de Arte Brasileira, como tem o apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores, de Embaixadas brasileiras e de secretarias Estaduais de Cultura. Além disso, com a proposta de divulgar a arte brasileira, a artista participou, de 2014 a 2018, de exposições na Áustria, em Londres, em Portugal, na Romênia, na Bulgária, na Noruega, na República Dominicana, na Itália e na Eslováquia.

Registrada em habilidades manuais - pinturas, na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) sob o n. 80151, e há sete anos dedicada à arte de pintar, Lourena hoje é proprietária do atelier LoureArtes, na rua Joaquim Antônio Mesquita, n. 384, apartamento n. 1, no bairro Cristo Redentor, na capital, local em que dá continuidade à docência, mas ministrando aulas de pintura a uma só aluna. "Ela não me larga", afirma Lourena aos risos. Informações adicionais, seja sobre a autora, seja sobre as obras, podem ser obtidas diretamente em: lourenaluizas@gmail.com

Visitação

A visitação da exposição tem entrada gratuita e está aberta ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. O Legislativo municipal fica localizado na Avenida Loureiro da Silva, n. 255, bairo Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações: (51) 3220-4318 (Memorial). 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)