Comissões

Cinco projetos são aprovados em apreciação terminativa

  • Movimentação de plenario.
    Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Reunião conjunta de CECE e CEDECONDH sobre manifestações político-partidárias nas escolas privadas de Porto Alegre. Na foto, o vereador Marcelo Sgarbossa.
    Vereador Marcelo Sgarbossa (PT) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram nas comissões permanentes da Casa, nesta semana, por meio do processo de Apreciação Terminativa, cinco novos projetos de lei:

RUA I - De autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), denomina Rua Aluizio Paraguassu Ferreira o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Sete Mil e Noventa e Quatro, localizado no Bairro Hípica. As placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Vereador de Porto Alegre, deputado estadual e federal". Nascido em 13 de março de 1933, Paraguassu era filiado ao MDB, se elegendo vereador em 1968, deputado estadual em 1971 e deputado federal em 1975, ficando no cargo até 1983.

RUA II - De autoria do vereador Cláudio Janta (SD), denomina Rua Nair Garcia Martins o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Sete Mil e Dezesseis – Loteamento Parque do Salso, localizado no Bairro Restinga. As placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Mãe amorosa e honrada". Nascida em 2 de julho de 1937 e falecida em 14 de março de 2018, Nair, segundo Janta, "teve tempo e amor para repassar o exemplo de mulher trabalhadora, honrada e solidária aos três filhos", Francisco Carlos, Cláudio Luis e Alexandre. "Nunca negou ajuda a quem quer que fosse ter com ela."

RUA III - De autoria do vereador Mauro Zacher (PDT), denomina Rua Oibercy Cardoso Bernardes o logradouro não cadastrado conhecido como Rua Dois Mil, Novecentos e Quarenta e Seis – Loteamento Alzira Rosa –, localizado no Bairro Mário Quintana. As placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Líder comunitário". De acordo com Zacher, o projeto foi solicitado em assembleia geral da Cooperativa Habitacional Metropolitana de Porto Alegre, responsável pelo Loteamento.

PRAÇA - De autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), denomina Praça Túlio Macedo o logradouro público cadastrado conhecido como Praça Quatro Mil e Sessenta e Dois, localizado no Bairro Morro Santana. As placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Histórico dirigente gremista". Túlio Jairo Pires de Macedo nasceu no dia 26 de junho de 1936 e morreu aos 78 anos, no dia 18 de dezembro de 2014. Túlio Macedo entrou oficialmente no Grêmio em 1973, a convite de Edmundo Rodrigues e Felinto Araújo Santos. O então Presidente do Clube era Oly Hélio da Costa Fachin, seu conterrâneo. Segundo Nedel, "entre idas e vindas, Túlio Macedo esteve presente nos momentos mais gloriosos e mais difíceis da história gremista".

INDICAÇÃO - De autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), solicita a instalação de sinalização vertical e horizontal indicando “pista compartilhada” por ciclistas em treinamento, ao longo do perímetro conhecido por “circuito do Parque Harmonia”, formado pelas avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Loureiro da Silva e Augusto de Carvalho. O vereador espera com a implementação da proposta, de custo baixo, não só fomentar o ciclismo esportivo competitivo, mas também incentivar a prática de uma atividade saudável à população, oferecendo aos ciclistas um local público e seguro para o lazer.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:praçalogradouro