Aprovada a anexação do Passo das Quirinas ao território de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (10/4) projeto de lei do Executivo que corrige o limite com o município de Viamão, incluindo a área do Passo das Quirinas ao território da Capital. Conforme o prefeito, o projeto é apenas uma formalidade para corrigir "um equívoco cartográfico do passado". A área atingida pela correção dos limites municipais possui 121 hectares. Junto com o projeto foram aprovadas as emendas 2 e 3.
"A área em questão é conhecida popularmente como “Passo das Quirinas”, que por um equívoco cartográfico do passado acabou sendo anexada como território de Viamão. Na verdade, a correção do limite territorial acarretará o retorno da área descrita para o Município de Porto Alegre, atendendo o interesse da população ali residente, a qual se reconhece como moradores de Porto Alegre", justifica o Executivo.
Descrição
A descrição da área é a seguinte: Ao Norte, inicia no vértice de encontro da estrada João de Oliveira Remião, estrada Luis Pinto de Barcelos e estrada das Quirinas; deste ponto segue 269 metros a sudeste, pela estrada João de Oliveira Remião até o vértice de divisa do loteamento Emílio Câmara e área do município de Viamão. Ao Leste, nicia no vértice de divisa do loteamento Emílio Câmara e área do município de Viamão; deste ponto segue 24 metros ao sul, pela linha limítrofe do loteamento Emílio Câmara e área do município de Viamão, até o vértice; deste ponto segue 38 metros para leste, pela linha limítrofe do loteamento Emílio Câmara e área do município de Viamão, até o vértice; deste ponto segue 397 metros ao sul, pela linha limítrofe do loteamento Emílio Câmara e área do município de Viamão, até o vértice encontro do arroio Lami, loteamento Emílio Câmara e área do município de Viamão; deste ponto segue 1509 metros para o sudeste, a jusante pelo arroio Lami e seu afluente, até o vértice de encontro do loteamento Sítio Alvorada e o arroio Lami . Ao Sul, inicia no vértice de encontro do loteamento Sítio Alvorada e o arroio Lami; deste ponto segue 784 metros para o sudoeste, a jusante pelo arroio Lami, até o vértice de encontro do arroio Lami e seu afluente; deste ponto segue 417 metros para o noroeste, a montante do afluente do arroio Lami, até o vértice de encontro da estrada das Quirinas e o afluente do arroio Lami. Ao Oeste ,inicia no vértice de encontro da estrada das Quirinas e o afluente do arroio Lami; deste ponto segue 2826 metros a noroeste, pela estrada das Quirinas, até o vértice de encontro da estrada João de Oliveira Remião, estrada Luis Pinto de Barcelos e estrada das Quirinas.