PLENÁRIO

Aprovada a criação de 45 cargos de profissional de Educação Física

Ginásio Tesourinha, Esporte, Cultura, Estrutura. SFCMPA
Profissionais serão lotados em órgãos encarregados da execução de atividades ligadas às áreas do esporte, lazer e promoção da saúde (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (6) projeto de lei do Executivo que cria 45 cargos de profissional de Educação Física. O texto também extingue quatro cargos de recreacionista e 150 de operário – que não estão providos – do Quadro dos Cargos de Provimento Efetivo da Administração Centralizada do município.

O cargo exige bacharelado em Educação Física, com habilitação legal para o exercício da profissão. Os profissionais de Educação Física serão lotados em órgãos encarregados da execução de atividades ligadas às áreas do esporte, lazer e promoção da saúde, exceto na Secretaria Municipal de Educação (Smed). 

Na justificativa do projeto, o Executivo afirma que o cargo de professor de Educação Física é de provimento exclusivo na Smed, o que gera uma lacuna na área do esporte, lazer e promoção da saúde. “A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) foi recriada na atual gestão, porém sem a criação de um cargo que possibilite o provimento efetivo via concurso público para atendimento das demandas específicas de competência da Secretaria”, destaca o Executivo.

Conforme a justificativa, as atribuições dos profissionais de Educação Física “são essenciais para a implementação e continuidade de projetos prioritários de Governo, como o aumento da quantidade de atendidos em atividades esportivas, recreativas e de lazer realizados nas unidades esportivas e recreativas, bem como para atuação nas ações da área da saúde”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)