Plenário

Aprovada construção de nova sede da CDL/POA

Plenário da Câmara de Porto Alegre Foto: Tonico Alvares
Plenário da Câmara de Porto Alegre Foto: Tonico Alvares

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram, na tarde desta quinta-feira (20/12), projeto de lei complementar do Executivo que altera os dispositivos de controle de edificação para o imóvel na Rua Buarque de Macedo,  nº 120, onde será erguida a nova sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/POA).

Pelo projeto aprovado, o índice de aproveitamento será de 2,4, a taxa de ocupação da base será de 90% e o corpo de 75%. A proposta define ainda que o imóvel ficará isento de recuo de jardim para o subsolo e seu afloramento e que a obra poderá ter pelo menos 190 vagas de estacionamento.

"O imóvel objeto deste projeto situa-se no Bairro São Geraldo, integrante de uma área específica do território da cidade onde o poder público municipal concentra esforços para desenvolver um projeto estratégico de revitalização e desenvolvimento para a cidade – Projeto de Revitalização do 4º Distrito", explica o prefeito.

O Executivo acrescenta que o ajuste do regime urbanístico proposto, além de trazer para a região a manutenção e conservação de um espaço de valor cultural – prédio existente no terreno e listado para que a sua estruturação seja preservada – traz, também, proposta de auditório, salas de aula e conjuntos profissionais. "A construção de uma creche comunitária e, ainda, de um teatro, que disponibilizará datas para a exibição de ações oriundas dos programas sociais do Poder Executivo", é outra iniciativa que a CDL/POA pretende promover no local. Entre as três emendas votadas, apenas a dois - que previa Estudo de Impacto de Vizinhança antes da execução da obra -, foi rejeitada pelo plenário do Legislativo.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Ouça:
Câmara aprova ajuste urbanístico para CDL construir escola