PLENÁRIO

Aprovada Frente Parlamentar de Desenvolvimento dos Esportes Náuticos

Período de Comunicações em homenagem aos 180 anos da Polícia Civil. Na foto, vereador Moisés Barboza
Vereador Moisés Barboza (PSDB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (21/12), requerimento do vereador Moisés Barboza (PSDB) para a constituição da Frente Parlamentar de Desenvolvimento dos Esportes Náuticos. Para o vereador, Porto Alegre necessita promover ações de desenvolvimento do esporte náutico para explorar todo o seu potencial hidroviário, conectando os atores e atraindo investimento na Capital.

Ele cita a experiência de Angra dos Reis, onde a Prefeitura promoveu um grande incentivo para o surgimento de marinas, píeres e até shoppings com marinas, revitalizando o Município. “Dessa forma, empregos e mais empregos foram sendo gerados através dessas iniciativas da área privada com o apoio da área pública. Angra dos Reis já é responsável por cerca de 68% do mercado náutico em todo o País, pois assumiu que o barco é o transporte mais adequado para se visitar aquele paraíso. Os seus moradores se conscientizaram que só por meio da existência de muitos resorts, hotéis, marinas e atividades náuticas é que se poderá ter empregos bem remunerados numa região predestinada ao turismo de qualidade”, afirma.

Conforme o parlamentar, atualmente, no Brasil, há somente 700 estruturas de apoio náutico, incluindo pouco mais de 80 marinas, sendo que 70% delas estão concentradas na região Sudeste, principalmente em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, e no litoral paulista e catarinense. Ele destaca, ainda, que a demanda por marinas incrementará, além do turismo náutico, setores como a gastronomia, a hotelaria, o comércio e a produção de barcos de lazer. 

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)