Plenário Virtual

Aprovada Moção de Apoio à cadeia produtiva e criativa da cultura e arte

  • Biblioteca da Camara Municipal de Porto Alegre.
    Moção lembra situação de livreiros e editoras, entre outros profissionais da área. Foto: Biblioteca Alberto André, da CMPA(Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Vereadores na Sessão virtual. Na foto: vereador Adeli Sell
    Vereador Adeli Sell apresentou Moção de Apoio(Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Em sessão virtual realizada na tarde desta quinta-feira (7/5) pela Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras aprovaram por unanimidade proposta do vereador Adeli Sell (PT). A proposta prevê o encaminhamento de Moção de Apoio em favor de escritores, mediadores de leitura, bibliotecas comunitárias, programadores gráficos, contadores de histórias, livreiros, distribuidores de livros, ilustradores, editores e toda cadeia produtiva e criativa da cultura e arte da capital, em razão da paralisação das atividades culturais em espaços públicos e privados neste período de pandemia do coronavírus (Covid-19).

Em seu texto, o vereador sugere também o uso de recursos do Funproarte e Fundo Pró-Cultura para a adoção de medidas que atendam as necessidades básicas de sobrevivência desses profissionais. "A diversidade do setor do livro e da cultura dependem da aglomeração de pessoas para sobreviver. Muitos profissionais geralmente não ganham salário fixo ou têm carteira assinada, e cerca de 44% atuam de forma autonoma, segundo o IBGE", justificou Adeli Sell.

 

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)