Plenário

Aprovada Moção de Repúdio a declarações antissemitas de Roberto Jefferson

Sessão Ordinária mista com participação do Secretário Municipal de Saúde Mauro Sparta. Na tribuna vereadora Monica Leal.
Vereadora Mônica Leal (PP) propôs a moção (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na tarde desta segunda-feira (12/4), com 30 votos favoráveis, Moção de Repúdio às declarações do ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, por racismo e antissemitismo. A iniciativa da vereadora Mônica Leal (PP), em nome da comunidade judaica, repudia postagem publicada por Jefferson em uma rede social, na qual afirma que judeus sacrificavam crianças para receber simpatia de um determinado demônio e que estariam repetindo estas práticas.

"A história já mostrou, da forma mais dura e bárbara, como o racismo e o discurso de ódio são responsáveis pelos episódios mais terríveis da humanidade", destacou a vereadora em seu requerimento. "A insinuação é totalmente descabida, também conhecida como libelo de sangue, cujo significado retrata exatamente o teor das declarações do ex-deputado federal. Libelos de sangue são alegações antissemitas que acusam os judeus de assassinarem crianças cristãs (ou não judias ) para usarem o sangue das vítimas sacrificadas em rituais religiosos", explicou ainda a vereadora.

 

Texto

Liziane Cordeiro (reg. prof.14176)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)2