Plenário

Aprovada Moção de Solidariedade a motoristas de aplicativos de transporte

Aplicativo Uber
Moção dá apoio a reivindicações de motoristas de aplicativos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, durante sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira (15/07), requerimento com Moção de Solidariedade aos motoristas de aplicativos de transporte de passageiros de Porto Alegre em suas reivindicações e solicitação de negociação com as empresas. A iniciativa é de autoria dos vereadores Matheus Gomes (PSOL), Alexandre Bobadra (PSL), Kaká D’Ávila (PSDB), Alvoni Medina (Republicanos), Laura Sito (PT) e Mônica Leal (PP).

Na justificativa, os parlamentares destacam que “os motoristas de aplicativos de transporte de passageiros estão travando uma jornada de mobilização para melhorar as condições de trabalho e os ganhos líquidos em decorrência de suas atividades. É notória a importância dos motoristas de aplicativos na cidade de Porto Alegre e sua Região Metropolitana, são aproximadamente 50 mil, que atendem quase cinco milhões de pessoas, sendo que esta modalidade já é considerada parte essencial do sistema de transporte público, inclusive concorrendo com veículos coletivos e táxis”.

Desde fevereiro, conforme o requerimento, diversas associações e grupos de motoristas apresentaram uma pauta de reivindicação às empresas, em especial, a UBER e 99 Pop, inclusive solicitando a abertura de uma mesa de negociação. Entre as reivindicações estão: elevação do repasse do valor ao motorista por quilômetro rodado; fim das tarifas promocionais; e criação de mecanismo de diálogo direto entre motoristas e as empresas gestoras dos aplicativos. O assunto também pautou reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Casa.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)