PLENÁRIO

Aprovada moção de solidariedade a profissionais de enfermagem

movimentação de plenário.
Movimentação de plenário (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão desta quarta-feira (18) moção de solidariedade “aos profissionais da enfermagem que atuam na assistência social e saúde aos idosos pelo município de Porto Alegre que ficaram alijados do novo piso salarial da enfermagem em face da Lei 14.434, de 04 de agosto de 2022”.

A referida lei, que instituiu o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira, “exclui a assistência social e à saúde de idosos”, explicam os autores da moção. “Ou seja, profissionais da mesma qualificação técnica, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam pelo município, entretanto pela área da assistência social e saúde do idoso, por lei, não receberão o piso salarial da categoria”, complementam.

A moção foi proposta pelos vereadores que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara – Aldacir Oliboni (PT), Cláudia Araújo (PSD), José Freitas (Republicanos), Psicóloga Tanise Sabino (PTB), Mônica Leal (PP) e Lourdes Sprenger (MDB) – e pela vereadora Biga Pereira (PCdoB).

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)