PLENÁRIO

Aprovada realização de exame de cariótipo em bebês com Síndrome de Down

  • Maternidade. Aleitamento. Banco. Leite materno.  Grávida. Mãe. Neonatal.
    Exame de cariótipo é uma forma eficiente para o diagnóstico precoce de possíveis doenças (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Aldacir Oliboni
    Vereador Aldacir Oliboni (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (08/07), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto de lei que estabelece a realização do exame de cariótipo nos recém-nascidos com Síndrome de Down no âmbito das maternidades e hospitais públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A proposta é de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT) e tem como objetivo oferecer o referido exame visto que é uma forma eficiente para o diagnóstico precoce de possíveis doenças, possibilitando o tratamento apropriado e adequado a partir do seu resultado. “Essa medida é fundamental para a garantia da vida e do bem-estar da criança”, afirma o parlamentar.

Conforme a exposição de motivos do projeto, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc), registrou 1.978 recém-nascidos com Síndrome de Down entre os anos de 2020 e 2021. A prevalência maior de casos é justamente na região sul do país. Enquanto a média nacional é de 4,16 casos por 10 mil habitantes, nos estados da região sul ela representa 5,48 casos por 10 mil habitantes. O texto salienta que as crianças com tal condição genética além das características físicas diferenciadas, podem apresentar cardiopatias, má formação renal, perda relativa de visão e audição, infecções de ouvido, menor tônus muscular, baixa estatura, má formação cerebral, baixo metabolismo, problemas na tireoide, entre outras.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)