Aprovadas as três Frentes Parlamentares de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino

Aprovadas as três Frentes Parlamentares de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino

Frentes Parlamentares de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino
Frentes Parlamentares de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino

Na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (24/2), o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a criação de três Frentes Parlamentares de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, sendo elas: Promoção à Saúde Mental, Prevenção ao Suicídio e à Automutilação e Justiça Notarial e Registral. Nesta sessão também foram aprovadas a criação ou reinstalação de outras 39 frentes parlamentares de outros vereadores que abordarão diversos temas relacionados a cidade. 

Conforme a Vereadora e Psicóloga Tanise Sabino “a Frente Parlamentar é um instrumento legal, previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores com o objetivo de reunir a sociedade civil, órgãos públicos e vereadores para debaterem temas importantes para a cidade”. 

A Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental terá como objetivo informar a comunidade porto-alegrense sobre a prevenção de doenças mentais e a promoção da saúde mental. Conforme a Vereadora “quando pensamos em saúde mental, logo pensamos em doença mental ou loucura. Lembramos dos transtornos do humor, ansiedade, dependência química, autismo e tantas outras. Entretanto, a saúde mental não é somente a ausência de doenças”. 

Destacamos o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) que define saúde mental como um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade. Portanto, a saúde mental é uma parte integrante da saúde, não havendo saúde sem saúde mental. 

Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino “obviamente que a Frente Parlamentar terá como objetivo discutir, debater, com os colegas vereadores, órgãos públicos, sociedade civil e outros grupos de interesse sobre como podemos auxiliar na promoção da saúde mental em Porto Alegre. Precisamos pensar em formas de prevenir e tratar, buscar direitos e políticas públicas, relacionadas a dependência química, ansiedade, depressão, autismo e tantas outras”.  

A segunda Frente Parlamentar aprovada pela Vereadora foi sobre a Prevenção ao Suicídio e à Automutilação. Esta Frente, embora tenha interface com a Frente da Saúde Mental, terá como objetivo de informar a comunidade porto-alegrense sobre fatores de risco e proteção em relação ao suicídio; desmistificar mitos em relação a problemática; orientações sobre como proceder em tais casos; como prevenir e sugerir políticas públicas. Conforme ressaltou a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino,  “a ideia é reunir psicólogos, psiquiatras e serviços como o CVV – Centro de Valorização a Vida e outras entidades, e pensarmos formas de minimizar estes fenômenos do suicídio, que infelizmente vem crescendo”.

E por fim, foi aprovada também a Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral com o objetivo de debater a atual burocracia e fomentar a Justiça Consensual. Destacamos que a nível de Brasil, existem somente duas frentes parlamentares desta natureza: uma na Câmara Federal e outra na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como Presidente o Deputado Elizandro Sabino. Conforme a Vereadora Tanise Sabino “a ideia é permitir que se crie um ambiente de reflexão, e também de ação, onde se permita o diálogo, visando a construção de soluções que melhorem a vida do cidadão. A frente será um instrumento de difusão, de debate e de proposições sobre esta atividade levando em conta sempre o benefício do interesse público”. 

O trabalho das Frentes Parlamentares é uma das atividades estratégicas do Vereador, tendo duas funções primordiais: dar visibilidade a temas poucos representados no parlamento e aglutinar parlamentares com interesses comuns, permitindo a articulação em torno de projetos específicos. Com certeza, a proposição das Frentes da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino irá contribuir para o debate e avanço nestes temas.

Os próximos passos serão  as instalações das Frentes para estabelecer um cronograma de ações junto aos envolvidos com o tema.