HOMENAGEM

Aprovado Dia da Comunidade Libanesa no Calendário Oficial de Porto Alegre

22 de novembro, Dia da Comunidade Libanesa em Porto Alegre
22 de novembro, Dia da Comunidade Libanesa em Porto Alegre

Para destacar a importância do povo libanês no desenvolvimento econômico, cultural e social de Porto Alegre, o vereador Alexandre Bobadra (PSL) teve aprovado o projeto de sua autoria para instituir o Dia da Comunidade Libanesa no Calendário de Datas Comemorativas do Município, a ser celebrada em 22 de novembro.

A data escolhida em alusão à independência do país, objetiva homenagear aos homens e mulheres de origem libanesa e seus descendentes que muito se destacam na formação da identidade brasileira e gaúcha.

O Brasil é o país que abriga o maior número de libaneses e descendentes no mundo e, em Porto Alegre, há cerca de 20 mil patrícios. A vinda de libaneses para o Brasil, especificamente para o Rio Grande do Sul se intensificou na segunda metade do século IXX. Se dedicaram a várias profissões, como mascates, agricultores, médicos, empresários, donos de fábricas têxteis, de vidro, artefatos de couro e ourivesaria, por exemplo.

“Instituir o Dia da Comunidade Libanesa é reconhecer essa integração e convivência harmônica entre todas as etnias que formam o povo brasileiro e suas origens. É também oficializar uma justa e legítima homenagem a Sociedade Libanesa de Porto Alegre fundada em 1936”, frisou o vereador.