Plenário

Aprovado monitoramento eletrônico em ferros velhos

Carrinheiros pelas ruas de Porto Alegre. Em destaque Av. Voluntários da Pátria.  Trânsito da cidade. Reciclagem de lixo
Estabelecimentos de material reciclável terão de instalar equipamentos para monitorar movimentações (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (21/6) projeto de lei que obriga a implantação de sistema de monitoramento eletrônico em atividades dedicadas à operação de desmanche de veículos, de fundições, de galpões de reciclagem, de compra e venda de sucata e de peças novas e usadas de veículos automotores e de aquisição, de estocagem, de comercialização e reciclagem de produtos. A proposição é de autoria do vereador José Freitas (Republicanos)e da vereadora Comandante Nádia (PP). "Espera-se que a sociedade e os empresários do ramo entendam que o monitoramento eletrônico vem ao encontro da segurança pública para a identificação de quem traz insegurança às ruas", dizem Freitas e Nádia. Junto com o projeto foi aprovada a emenda 01 .

Pelo projeto, os equipamentos de sistema de monitoramento eletrônico deverão ser instalados em todos os acessos dos estabelecimentos e os equipamentos deverão funcionar de forma permanente. As imagens coletadas deverão ficar à disposição do Executivo Municipal por, no mínimo, 15 dias. Conforme a proposta, o descumprimento da norma sujeitará o infrator às seguintes sanções: multa no valor de 1.500 Unidades Financeiras Municipais (UFMs); e cassação do Alvará de Localização e Funcionamento, em caso de reincidência.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)