Plenário Virtual

Aprovado o monitoramento e a avaliação da educação municipal

Sessão ordinária online.
Sessão desta quarta-feira foi realizada por videoconferência (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Vereadores e vereadoras de Porto Alegre aprovaram na tarde desta quarta-feira (9/12), durante sessão virtual,  Projeto de Lei do Executivo 013/20 que trata do Sistema de Avaliação Municipal de Educação Básica (Sameb-POA). A proposta recebeu dezenove votos favoráveis e treze contrários. O objetivo do projeto é avaliar a equidade e a eficiência da educação em Porto Alegre.  

Conforme o Executivo, o Sameb “gerará dados e indicadores que subsidiarão a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais visando à  garantia da qualidade da oferta de educação para todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental do Município, objetivando  estabelecer metas para a melhoria da qualidade de ensino”. 

O Sistema terá como principais instrumentos a Prova Porto Alegre e avaliação da Educação Infantil, que serão anuais e obrigatórias para a rede municipal e comunitária, sendo facultada a adesão da rede estadual e da particular. O Sameb ainda prevê a avaliação da Educação  Básica e demais avaliações oficiais instituídas pelo Ministério da Educação. 

Na justificativa da proposta, o prefeito alega que pretende fazer com que o monitoramento e avaliação da educação sejam sistemáticos e orientados por processos científicos. “Espera-se ainda que o processo possa fornecer subsídios para os dirigentes educacionais e professores estabelecerem metas para a melhoria da educação em Porto Alegre e o planejamento de suas ações no sentido de superar dificuldades”.

 

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)