Plenário

Aprovado o tráfego de táxis e escolares em faixas exclusivas para ônibus

  • Faixa azul
    Projeto busca desafogar o trânsito na Capital (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)
  • Movimentação de plenário. Vereador Claudio Janta
    Cláudio Janta (SD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (16/11) projeto de lei que autoriza o tráfego de táxis que estiverem transportando passageiros nas faixas exclusivas para ônibus. A proposta é assinada pelo vereador Cláudio Janta (SD). Também foi aprovada a emenda 01, de autoria da vereadora Aninha do IAPI (Cidadania), que libera o tráfego de veículos de transporte escolar nas faixas.

O projeto, porém, proíbe o embarque ou o desembarque de passageiros ou escolares nos corredores exclusivos para ônibus. A circulação de táxis e veículos escolares em terminais e estações existentes ao longo dos corredores de ônibus também está proibida.

"O projeto tem por objetivo melhorar a distribuição do fluxo de veículos no sistema viário de Porto Alegre com a liberação dos corredores de ônibus para os táxis. As vias urbanas de nossa Capital foram projetadas para a circulação de um determinado número de veículos. Nos últimos anos, em razão das facilidades oferecidas para a aquisição de carros e da inclusão dos transportes por aplicativos e dos veículos pesados de transporte, a frota viária triplicou, provocando congestionamentos nos principais pontos da cidade, principalmente em horários de pico", justifica o vereador.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)