PLENÁRIO

Aprovado o uso de sinal amarelo em semáforos à noite

  • Sinal amarelo.
    Sinal amarelo poderá ficar aceso de forma intermitente à noite (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Márcio Bins Ely
    Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Foi aprovado hoje (8/7) pela Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que permite a utilização do sinal amarelo intermitente em semáforos, no período noturno. O texto é de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT). Também foram aprovadas as emendas 01 e 02.

O projeto estabelece que os semáforos localizados nos pontos que não envolvem riscos de acidentes – assim considerados pelo órgão competente pela regulação do trânsito – poderão permanecer com o sinal luminoso amarelo intermitente à noite. A iniciativa não se aplica para áreas próximas em até 500 metros de unidades de saúde e escolas.

O período de uso do sinal amarelo será preferencialmente entre meia-noite e 5h. A autoridade de trânsito poderá estabelecer outros horários para o início e o término da operação em sistema de alerta, conforme as características de cada local.

“A crescente preocupação com a segurança pública passou a exercer enorme pressão sobre os engenheiros de trânsito para que eliminem o sinal vermelho dos semáforos durante a madrugada, minimizando a chance de que criminosos possam abordar o veículo parado no cruzamento”, afirma o vereador na exposição de motivos do projeto. Bins Ely destaca que a implementação do sinal amarelo intermitente é uma solução utilizada por diversas cidades “para transmitir e regulamentar a permissão de que os veículos não tenham de parar no semáforo”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)