HOMENAGEM

Aprovado por unanimidade Título de Cidadã de Porto Alegre à Professora Bia Backes

  • A professora Bia é um exemplo de superação e uma prova viva de que o estudo salva vidas
    A professora Bia é um exemplo de superação e uma prova viva de que o estudo salva vidas
  • Bia Backes
    Bia Backes

Foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (13), a proposição do vereador Alexandre Bobadra de homenagem à Professora Beatriz Margarida Backes, fundadora do Curso Vigor.

Conforme o vereador, o Título de Cidadã de Porto Alegre é um merecido reconhecimento à professora que há mais de 50 anos se dedica ao ensino de jovens e adultos da capital e responsável pela aprovação de milhares de candidatos a concursos públicos realizados no Rio Grande do Sul nestes 24 anos de existência do conceituado Curso Vigor.

A Professora Bia fundou o Curso Vigor em 1995 para preparar e aprovar candidatos em diversos concursos públicos. Hoje, com mais de 50 anos de docência, a Professora é uma pessoa admirada por muitos alunos que, sob sua orientação, conquistaram posições relevantes e de destaque na sociedade.

“Não posso deixar de enaltecer a importância desta homenagem. A Professora Bia continua sndo referência na realização de muitos projetos de vida de seus alunos, muitos destes que atualmente ocupam cargos importantes nas mais diversas esferas: política, econômica e social do nosso País e, até mesmo, no exterior”, destacou Bobadra.

Nascida em 1952 em São Leopoldo, a trajetória da professora Bia é marcada por desafios e superações.

Filha adotiva de um casal humilde, aos 16 anos, apesar das dificuldades econômicas, fez dos estudos a sua meta, formando-se professora em Educação Musical Teoria e Solfejo.

Em 1969 entrou pela primeira vez em uma sala de aula como professora para ministrar a disciplina de Educação Musical.

No ano seguinte, em 1970, entrou para a Faculdade de Letras e, ao concluí-la, foi cursar Pós-Graduação em Administração Escolar, pois havia sido eleita para assumir a Direção de uma Escola Estadual.

Ao longo dos anos dedicados à docência, a Professora Beatriz Backes construiu uma sólida carreira. Trabalhava 80h semanais, sendo 40h em escolas Públicas e outras 40h em escolas privadas. A dura jornada de trabalho era necessária para manter-se, bem como auxiliar no sustento de seus pais adotivos e de seu filho, nascido após a conclusão da sua Pós-Graduação, motivos que a impediram de dar continuidade ao seu Mestrado.

“Apesar disso, a Professora Bia nunca abriu mão de estimular o ensino e fez desta ferramenta uma fonte de esperança e independência para muitas pessoas ao promover grupos de estudos para incentivar e auxiliar jovens e adultos na realização de seus projetos de vida”, ressaltou Bobadra.

Dentre os grupos de estudos organizados pela Professora Bia, destacam-se os grupos de militares desenvolvidos no Comando da Aeronáutica, além de diversos grupos de preparação para concursos públicos para as mais variadas áreas.

O vereador ressaltou que a professora Bia é um exemplo de superação e uma prova viva de que o estudo salva vidas e que vale muito a pena investir na educação. “Esta iniciativa, para além de homenagear a Professora Bia, também se apresenta como reconhecimento e valorização da profissão tão nobre que é a docência”.