Plenário

Aprovado programa para identificar paradas de ônibus do Extremo Sul

  • Parada de ônibus, acessibilidade, assento preferêncial
    Objetivo do projeto é facilitar a localização dos pontos de embarque e desembarque (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)
  • Vereador José Freitas
    José Freitas (Republicanos) (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (24/4) projeto de lei que institui o Programa Municipal de Identificação de Paradas de Ônibus da Região do Extremo Sul de Porto Alegre (Pexpoa). O vereador José Freitas (Republicanos) assina a proposta. Foram aprovadas também as emendas 1, 3 e 4.

Conforme o projeto, a Região do Extremo Sul é compreendida pelos bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami e Ponta Grossa. O programa, segundo o vereador, buscará promover acessibilidade e informação a todos os usuários do transporte coletivo de passageiros desta região de Porto Alegre. 

A proposta prevê que as paradas de ônibus que integram o programa serão guarnecidas com material informativo, contendo a respectiva numeração de identificação de seus pontos, informando o nome do bairro e o seu número, nesta ordem, e visíveis a uma distância mínima de 50 metros. As paradas também terão de indicar o nome das linhas e os horários dos ônibus que passam no respectivo local, além de um mapa da cidade com a indicação dos principais pontos turísticos.

"Esta proposição se preocupa com turistas e visitantes que possam vir a utilizar o transporte público de Porto Alegre, uma vez que prevê a colocação de mapas nas paradas de ônibus. E prevê também a numeração das paradas e dos bairros referenciados nos mapas, o que facilita a localização de quem está dentro dos veículos, tanto para motoristas quanto para passageiros", explica o autor do projeto. 

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)