PLENÁRIO

Aprovado projeto que prevê opção de cardápio impresso em restaurantes

  • Cardápio de lancheria
    Proposta determina que restaurantes também disponibilizem cardápio impresso (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Vereador João Bosco Vaz
    João Bosco Vaz (PDT) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (22/4) projeto de lei que proíbe os estabelecimentos de comércio alimentício da Capital de disponibilizar cardápio em meio exclusivamente digital. A iniciativa é do vereador João Bosco Vaz (PDT). Também foram aprovadas as emendas 1 e 2 e a subemenda 1 à emenda 1.

O projeto também determina que os locais deverão disponibilizar cardápios físicos em meio impresso, em mural ou em placa. O restaurante que descumprir o disposto no projeto será notificado para se adequar à norma no prazo de 30 dias. Em caso de não adequação no prazo, o estabelecimento será multado em R$ 550.

“Ao apresentar o cardápio digital como única alternativa aos consumidores, os estabelecimentos acabam por excluir do rol de atendimento aqueles que não possuem celular ou têm alguma dificuldade com a utilização do aparelho, dificultando ainda mais o acesso da população idosa, que já se vê alijada de tanta alternativa de divertimento e lazer justamente por questões relacionadas à acessibilidade”, afirma Bosco na exposição de motivos do projeto. 

“Não pretendemos banir o cardápio digital dos bares e restaurantes da Capital, apenas restringir sua utilização como única alternativa aos clientes para o acesso ao menu”, complementa o vereador.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)