Plenário

Aprovado Selo de Educação Antirracista para escolas da Capital

  • Escola. Alunos.  Educação. Municipal. Aulas. Meyer.
    Proposta premiará escolas que incentivarem ações antirracistas (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Posse de vereadoras suplentes: Coletivo Cuca Congo.
    Coletivo Cuca Congo (PCdoB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (20/3) projeto de lei que cria o Selo de Educação Antirracista Professora Doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A proposta é de autoria das vereadoras do Coletivo Cuca Congo (PCdoB). Junto com o projeto foi aprovada a emenda 01

A distinção será concedida anualmente a escolas localizadas no município de Porto Alegre que, comprovadamente, contribuam com ações e projetos voltados à defesa da educação antirracista e à promoção de uma educação para as relações étnico-raciais (ERER). 

"A Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, ao longo das últimas décadas, tem desenvolvido em suas escolas uma série de ações voltadas à educação antirracista. Com um histórico de coletivos de educação para as relações étnico-raciais (ERER) organizados por professoras, essa prática pedagógica tem estimulado o debate sobre a questão racial e, consequentemente, as desigualdades sociais geradas pelo racismo estrutural nas comunidades periféricas do Município de Porto Alegre", explicam as vereadoras.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)