Aquarelarte retrata estilo eclético e estatuaria da Capital
A exposição Antigualhas, do grupo Aquarelarte, está em visitação até 4 de dezembro na Galeria Clébio Sória da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). A mostra traduz, em aquarelas, a grandiosidade da estatuaria e do estilo eclético das construções da Capital caraterizadas pela profusão de ornatos, como cariátides, atlantes, florões, frisos e relevos.
A coordenadora do grupo, Elisabeth Laky Gatti, lembra que Porto Alegre é uma das capitais brasileiras de maior influência europeia na arquitetura, o que serviu de parâmetro para a observação e a elaboração das obras. Desvendar, através da aquarela, as antigualhas da cidade e seguir a estética em sua memória arquitetônica é o objetivo dessa exposição", divulga.
Reconhecido por defender a preservação do patrimônio histórico, o Aquarelarte é formado por Alice Hansen, Armando Bianchi, Djenane Luce, Elsa Avancini, Ilse Gebler, Elisabeth Laky Gatti, M.Cafrruny, Nara Jobim de Azevedo, Regina Veríssimo, Ruth Schmitz, Ursula RCW e Vera Rossi. No currículo do grupo, destacam-se exposições na White Gallery, na Caixa Econômica Federal, na Igreja Messiânica, no Clube Jangadeiros, na Câmara Municipal e no espaço cultural da CEEE.
A exposição tem apoio do gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT) e pode ser visitada de segundas a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 9 às 16 horas (até 15 horas no último dia). Informações no setor de Exposições do Memorial da Câmara, telefone (51) 3220-4392, e com Laky Gatti: (51) 8115-9297.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)