Sessão Solene

Aristides Germani Filho recebe o Título de Cidadão Emérito da Capital

  • Outorga do ttulo de Cidado Emrito de Porto Alegre a Aristides Germani Filho.
    O vereador Trogildo entregou o diploma e a Medalha ao homenageado (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Outorga do ttulo de Cidado Emrito de Porto Alegre a Aristides Germani Filho. Na foto, o homenageado
    Aristides (d) completou 50 anos dedicados ao serviço público (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal realizou, na tarde de sexta-feira (1º/12), sessão solene para conceder o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ex-cerimonialista da Casa e atual Chefe do Cerimonial do Palácio Piratini, Aristides Germani Filho. A homenagem, presidida pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB) e  pelo proponente, vereador Cassio Trogildo (PTB), ocorreu no Plenário Otávio Rocha.

Trogildo comparou o trabalho de Aristides ao de regente de uma orquestra. “Com o título, queremos prestigiar esse bem sucedido profissional, que dedicou cinco décadas de trabalho à vida pública. Ele acumula conhecimento; é uma enciclopédia viva”, disse. “Aristides sempre acreditou no trabalho em equipe. Ainda temos que aprender com seu preparo e conhecimento. É um orgulho para Porto Alegre sua presença aqui no Legislativo”, salientou o presidente afirmando que a distinção contou com a concordância de todos os vereadores. “Aristides é elegante não só no vestir, mas é elegante na alma”, concluiu. 

Por meio de vídeo exibido no Plenário, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, saudou o homenageado, lembrando seus 50 anos de trabalho como servidor público dedicados ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário.

Já agraciado com o título, entregue em forma de diploma, juntamente com a Medalha de Porto Alegre, Aristides declarou brevemente sua honra de estar sendo homenageado pela Câmara Municipal. “Este título vem para mim como uma coroação pelos 50 anos de trabalho. Obrigado por essa distinção”, finalizou.

Trajetória

Nascido em Porto Alegre, Aristides Germani Filho foi colunista do Jornal do Comércio e da Folha da Tarde. Trabalhou na assessoria do Palácio Piratini e no Cerimonial do Ministério da Justiça, antes de ocupar as chefias do Cerimonial da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa. Formado nos cursos de Jornalismo e História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), o homenageado é atualmente chefe do Cerimonial do Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

O representante do Comando da Brigada Militar, major Luis Omar Rodrigues, e os vereadores João Carlos Nedel (PP), João Bosco Vaz (PDT) e Reginaldo Pujol (DEM) também prestigiaram a sessão.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481