Tribuna Popular

ASAFOM pede ajuste salarial e reconhecimento dos técnicos de desenvolvimento infantil

Tribuna Popular - ASAFOM: Associação de Apoio ao Fórum Municipal apresenta a profissão que realiza a docência nas escolas de educação infantil
Oradora: Cíntia Mattos
Cíntia apresentou aos vereadores as demandas da categoria (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Compareceu ao período de Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, desta segunda-feira (14/8), a Associação de Apoio ao Fórum Municipal da Criança e do Adolescente de Porto Alegre (ASAFOM). A representante do Grupo de Trabalho (GT) da associação, Cintia Matos, discursou a favor do reconhecimento dos técnicos de desenvolvimento infantil.

Cíntia afirmou que o Grupo de Trabalho foi formado com o objetivo de reconhecer a formação dos técnicos de desenvolvimento infantil a fim de equiparar a categoria  aos professores da rede pública. “A gente tem passado por um processo junto ao Sindicato dos Professores para esse reconhecimento, já com um acordo, para o encaminhamento deste reconhecimento”, ressaltou Matos.

Ela frisou que o objetivo, além do reconhecimento como professores dos técnicos, é buscar a equiparação salarial para o ano de 2024. “Para que os salários também entrem nesse orçamento para 2024”, disse. Ela afirmou que ao todo são 214 escolas comunitárias, representando e acolhendo toda a educação infantil de Porto Alegre, e que existe a necessidade do reconhecimento desses professores. O salário dos técnicos de desenvolvimento infantil é de R$ 9,00 a hora. Para Matos, o correto seria R$ 14,63 por hora, que  é o valor do piso salarial dos professores em Porto Alegre.

Cíntia ainda destacou a necessidade de mobilização da Casa legislativa da Capital para com o orçamento no investimento na educação, em especial para as escolas comunitárias.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)