Tribuna Popular

Associação Brazil Football Club destaca importância da educação integral

Associação Desportiva e Cultural Brazil Football Club faz uso da tribuna para tratar da Educação Integral através do Futebol Social à cidade de Porto Alegre
Jefferson Franco, da BFC (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

O período de Tribuna Popular desta segunda-feira (6/2) na Câmara Municipal de Porto Alegre foi destinado à Associação Desportiva e Cultural Brazil Football Club. O presidente da entidade, Jefferson Franco, falou sobre a educação integral através do futebol social para a cidade de Porto Alegre.

 

Jefferson explicou a origem da organização e o trabalho realizado pela entidade em mais de 26 países. “Nosso trabalho surge da inquietação de três ex-atletas, Jefferson Franco, Rincón e Diogo, onde a gente viu que trilhar uma jornada para se tornar um jogador de futebol é muito difícil”, afirmou Jefferson. De acordo com ele, essa inquietação gerou a vontade de criar o projeto para deixar um legado à cidade de Porto Alegre. “Então, desde 2019, nós estamos trabalhando duro, em dois campos daqui da cidade de Porto Alegre, em duas praças, uma na Zona Norte e uma na Zona Sul”, disse. 

 

Ele ressaltou que o projeto, além de ensinar o esporte, tem como metodologia tornar esses espaços locais de educação integral. “Todos nós sabemos que quando falamos de educação integral, não é possível somente integrar o menino, se não cuidarmos da família”, destacou o presidente do projeto. Jefferson disse que somente o esporte não transforma a vida das pessoas, mas a integração e a educação são de extrema importância para formar cidadãos.

 

“A gente ensina para eles que tem que bater com as duas, e dizemos que bater com as duas é saber muito bem dos seus direitos, mas também dos seus deveres. É isso que nós estamos construindo”, concluiu.

 

A entidade

 

A Associação Desportiva e Cultural Brazil Football Club (BFC) é uma OSC, localizada na cidade de Porto Alegre/RS, fundada por três ex-atletas profissionais de futebol. Atuante no terceiro setor desde 2018, posiciona-se fazendo uso do futebol social como um fio condutor de aproximação e relacionamento no atendimento de crianças, adolescentes e jovens.

Texto

Josué Garcia (Estagiário de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)