Tribuna Popular

Associação de cegos pede mais atenção às pessoas com deficiência

Tribuna Popular: Divulgação dos serviços prestados pela Associação de Cegos Louis Braille no Município e alusão aos 50 anos da entidade.
Odilon Souza pediu apoio do poder público a entidades como a Acelb (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

No período destinado à Tribuna Popular desta segunda-feira (26/6), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Associação de Cegos Louis Braille (ACELB), mantenedora da Casa Lar Cego Idoso, solicitou mais atenção aos serviços realizados pela entidade na cidade. Em nome da entidade, falou o presidente da associação, Odilon Fernandes de Souza.

 

Souza ressaltou que a instituição tem como princípio atender as pessoas com deficiência e idosos, de ambos os sexos, de forma totalmente social. Ele também criticou a falta de atenção à população com deficiência. Ele lembrou que em algum momento todos vão necessitar de apoio social. “Ninguém é tão abastado que não precise de assistência social e ninguém é tão pobre que não possa contribuir com o serviço social desta cidade”, falou.

 

O presidente da ACELB desaprovou as reformas estruturais que não beneficiam a população cega. “O Centro Histórico de Porto Alegre não nos satisfaz enquanto cegos nas suas reformas”, destacou, ao afirmar que a reforma foi feita sem a participação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

Ao falar da ACELB, Souza informou que a entidade atende cerca de 50 pessoas com diversas deficiências, além de ser parceira em conselhos e em instâncias de decisões na cidade e no estado. Ele também disse que o atendimento é feito de forma democrática, que busca ouvir a todos visando contribuir de forma positiva na discussão social. Por fim, fez um convite aos  vereadores para que contribuam com a causa, com leis ou emendas parlamentares. “Temos que trabalhar juntos. O poder público tem o dever de manter esses espaços.”

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)