Plenário

Associação de empresas na Zona Norte pode ganhar comenda

Movimentação de plenário. Na tribuna, vereadora Comandante Nádia.
Vereadora Comandante Nádia (MDB) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria da vereadora Comandante Nádia (MDB) que concede a Comenda Porto do Sol à Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN). A associação é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1984 por um grupo de empresários, com o objetivo de desenvolver a região, por meio da integração entre empresas, poder público e comunidade local. A AEHN atua no território denominado 4º Distrito, composto pelos Bairros Farrapos, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Floresta e Marcílio Dias.

“Preocupada e engajada no crescimento daquela região, a AEHN realiza ações que englobam desde o estudo das condições sociais, econômicas e ambientais da região, até os encaminhamentos necessários de reivindicações junto aos poderes públicos, para a realização de toda e qualquer obra ou melhoramento necessários para o 4º Distrito”, explica Nádia.

No decorrer dos 35 anos de atuação da AEHN, a vereadora destaca algumas das atividades realizadas. Em 1985, organização da coleta de lixo no Humaitá; em 1990, doação do terreno onde a CRT instalou a primeira central telefônica do bairro; em 1996, construção do prédio da 2ª Companhia da Brigada Militar; em 2003, formação do Projeto Pescar/Grupo Navegantes, que oferece a jovens da região cursos profissionalizantes; em 2005, reforma do prédio para instalação da 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – DPPA.

A vereadora destaca ainda que, em 2008, a AEHN proporcionou a execução do estudo de viabilidade técnica para construção do Viaduto Leonel Brizola, conectando a Av. Dona Teodora à Terceira Perimetral; também em 2008, iniciou o movimento pela aprovação da nova lei para regrar o patrimônio histórico de forma que não onere o patrimônio privado; em 2017, reformou a Casa de Bombas 5, duplicando a capacidade de bombeamento das águas pluviais dos Bairros Humaitá e Vila Farrapos. A associação também participa do Pacto Alegre, cuja iniciativa visa a criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)