Associação de ex-presos políticos renova diretoria
Assembleia foi realizada no plenário Ana Terra e contou com ex-presos, perseguidos políticos e familiares, tendo Pedro Ruas como anfitrião
Sergio Luiz Bittencourt foi reeleito para a presidência da Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos (AEPPP), durante assembleia realizada no último sábado (12/04/2025) no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, na qual participaram cerca de 80 pessoas, entre associados, familiares e apoiadores de ações em favor dos direitos humanos. Na oportunidade, além da eleição, foi aprovada a prestação de contas da gestão 2023-2025 e promovidas alterações estatutárias, entre essas a criação de uma diretoria da Juventude e de um prêmio "Prêmio Rubens Paiva Memória Verdade e Justiça", a ser entregue todo 28 de agosto, data da promulgação da Anistia de 1979.

Entre as atividades realizadas no período 2023/2025, muitas dessas ocorreram na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por proposição do vereador Pedro Ruas, cuja atuação na área de direitos humanos é reconhecida, tanto que ele se mantém na diretoria institucional do AEPPP-RS. Entre os eventos realizados na Câmara, foram citados às homenagens ou palestras pela passagem do Movimento da Legalidade, Pelo aniversário da anistia, a reinauguração da Placa dedicada ao vereador Valneri Antunes e a reposição da foto de advogado Luiz Goulart Filho junto a entrada da Sala da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (CEDECONDH).

Bittencourt lembrou, ainda, que o dia 12 de abril marca o início da Guerrilha do Araguaia e prestou uma homenagem a todos os que sacrificaram suas vidas nessa luta, nomeando os quatro gaúchos que lá tombaram - João Carlos Haas Sobrinho, Cilon Cunha Brum, Huberto Bronca e Paulo Rodrigues.
Em seguida, foi prestada uma homenagem ao Capitão da Brigada Militar/RS Reginaldo Ives Barbosa, recentemente falecido, que presidiu o Conselho Deliberativo, foi vice-presidente e secretário geral da AEPPP-RS. Coube ao vice-presidente Raul Carrion fazer um retrospecto da trajetória de Reginaldo Ives, que foi roceiro, operário, entregador de balaios de compras, entregador de carvão, entregador de lenha em carroça, limpador de cocheiras, vigilante, soldado, cabo e sargento da Polícia Militar.
A esposa do homenageado, senhora Beatriz Terezinha e os filhos Rodrigo e Richard receberam e homenagem. Rodrigo fez os agradecimentos, também em nome do irmão Roger que não pode comparecer.
ELEIÇÃO PARA GESTÃO 2025-2027

Na sequência foi aberta a assembleia para a eleição, com a indicação da comissão eleitoral formada pela jornalista Jurema Josefa, o médico Bruno Costa e o advogado Jacques Alfonsin. Passou-se, então, ao processo de eleição da nova Direção (Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo), sendo apresentada uma única chapa - encabeçada por Sérgio Bittencourt -, que na própria Assembleia incorporou novos nomes ao CONDEL e que, submetida ao plenário, foi aprovada por unanimidade.
DIRETORIA
Presidente: Sérgio Luiz Bittencourt, ex-preso político
1ª Vice: Jussara Rosa Cony, lutadora pelos DH, ex-deputada estadual
2º Vice: Jair Krischke, lutador pelos DH, Presidente do MJDH
3º Vice: Raul Kroeff Machado Carrion, ex-preso político, ex-deputado estadual, Coordenador da CNMJ-PCdoB
1º Secretário: Raul Jorge Anglada Pont, ex-preso político, ex-deputado estadual
2ª Secretária: Antônia Mara Vieira Loguércio, ex-presa política, dirigente da ADJC
1º Tesoureiro: Matilde Brodt dos Santos, familiar de ex-preso político
2º Tesoureiro: Guilherme Oliveira, familiar de ex-preso político, Centro Cultural Casa Diógenes
Diretor de Relações Institucionais: Pedro Luiz F. Ruas, lutador pelos DH, vereador de POA
Diretor de Comunicações: Walmaro Tirso Zanca Paz, ex-preso político, Diretor da ARI
Diretor de Juventude: Alejandro Guerrero, lutador pelos DH, Presidente da UEE
CONSELHO FISCAL
Titulares
Ignez Maria Serpa Ramminger, ex-presa política
Carmen Martin Lopes, ex-presa política
José Aveline Neto, familiar de ex-preso político
Suplentes
Pedro Vargas Viegas, lutador pelos DH, ex-Diretor do Sindijustra
Álvaro Alberto Aveline, familiar de ex-preso político
Jaci Andrade, ex-preso político
CONSELHO DELIBERATIVO (composta por 65 membros)
DIRETORIA
Presidente: José Vieira Loguércio, ex-preso político
Vice-Presidenta: Jurema da Silva Mello, familiar de ex-preso político
Secretário: Ramiro Nodari Goulart, lutador pelos DH