Sessão Solene

Associação Diva’s recebe diploma Honra ao Mérito

Sessão Solene de outorga do diploma Honra ao Mérito à Associação de Moradores Diva's - Divisão de Valorização e Assistência Social Solidaria.
Carla Espíndola Slongo (c) recebe o diploma em nome da Diva's (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta terça-feira (27/8), no Plenário Otávio Rocha, uma sessão solene para outorga do diploma Honra ao Mérito à Associação de Moradores Divisão de Valorização e Assistência Social Solidária (Diva’s). A iniciativa foi do então vereador Nelcir Tessaro. A sessão foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Reginaldo Pujol (DEM), que abriu a solenidade dizendo que o título é conferido a pessoas físicas ou jurídicas que, por suas ações, tenham se destacado meritoriamente junto à sociedade porto-alegrense. “Tenho muita satisfação em dirigir esta sessão solene na importância que ela possui. Do trabalho tão gratificante que exerce esta Associação”.

Tessaro destacou o histórico da Associação dizendo que a Diva’s sempre trabalhou de forma gratuita desde o ano de 2017 e atua no Bairro Rubem Berta, com atividades direcionadas ao público feminino. Por meio de parceiros, oferece cursos, palestras e oficinas para a comunidade, além de fazer atendimento jurídico e trabalhar com grupos de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social e que sofreram violência doméstica, fortalecendo a autoestima da mulher.

O proponente informou ainda que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Bairro Rubem Berta é uma das regiões com o menor índice de desenvolvimento humano da capital gaúcha, possuindo cerca de 87 mil moradores, dos quais mais de 46 mil são mulheres. E por meio da iniciativa da presidente da Associação de Moradores Divas’s, Carla Espíndola Slongo, um grupo feminino começou a se reunir com o objetivo de ajudar a mudar a realidade feminina no Bairro Rubem Berta. “Aos poucos, novos grupos e associações femininas foram inseridos dentro do projeto. Até abril de 2019, mais de 1,2 mil mulheres já receberam certificados em cursos de atendente de creche, auxiliar de escritório, educador social, Reiki I, cuidador de idosos, marketing e vendas, acesso à internet, maquiagem, manicure e pedicure, bem como atendimento jurídico”, destaca.

As oficinas para geração de renda também são um sucesso, segundo ele, incluindo crochê, trufas, ovos de chocolate, embalagens de presente, pinturas, confecção de bijuterias, panetones, pães e cucas, bolachas caseiras, pano de prato, autoestima na terceira idade, turbantes e outras. “O trabalho é desenvolvido por uma equipe de voluntários especializados, e os custos da sede são cobertos por meio de doações. São com elas que a Associação consegue manter o aluguel do espaço em dia, local onde são realizados as atividades e os projetos da Associação de Moradores Diva’s para atender a comunidade. É com muito orgulho que valorizamos esse trabalho, parabéns pela iniciativa”, finalizou Tessaro.

O deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM) saudou o trabalho da Diva’s dizendo que a ação voluntária que realizam faz a diferença na vida da comunidade do bairro Rubem Berta. “Eu conheço um pouco daquela região e vejo a importante atuação, e quando as mulheres entram no processo de atenção comunitária esse olhar se torna grandioso”.

Homenageada

A presidente da Associação Diva’s, Carla Espíndola Slongo, agradeceu a homenagem e ressaltou que, nesses anos de trabalho, não foi nada fácil, pela falta de apoio que tiveram no início da Associação. “Muitos perguntam por que do nome Diva's. É muito mais do que a vaidade de ser bonita, é também sacrificar diante de várias ações que demandamos no dia-a-dia. É muitas vezes abrir mão da nossa vida pessoal para ajudar outras pessoas. Mas fazemos isso com amor de ver que muitas vezes conseguimos impedir mulheres de serem agredidas por seus parceiros. Isso é ser Diva’s, é colocar o outro ser humano em primeiro lugar”.

Também estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros Civis e integrantes da instituição Diva’s.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Associação Diva’s