TRIBUNA POPULAR

Associação divulga campanha de prevenção à surdez

Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (Assogot) faz uso da tribuna popular, representados pelo presidente Carlos Alberto Brinckmann
Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (Assogot) faz uso da tribuna popular, representados pelo presidente Carlos Alberto Brinckmann (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

Foi durante o espaço destinado à Tribuna Popular, na sessão ordinária desta segunda-feira (14/3). Presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, o médico Carlos Alberto Brinckmann apresentou aos vereadores o movimento Vamos Ouvir?, voltado à educação e prevenção em saúde auditiva. Segundo ele, 5% da população mundial - em torno de meio bilhão de pessoas - sofre de perda de audição. O problema também atinge 10 milhões de brasileiros, sendo 2,7 milhões deles na forma mais severa. Entre crianças e adolescentes com menos de 19 anos, os casos no país atingem 1 milhão. Brinckmann mencionou que, ao buscar parcerias para a campanha, a Assogot identificou que a oferta de aparelhos auditivos pelo município estava parada há 4 anos. E alertou que a espera pelos aparelhos compromete a capacidade de adaptação do paciente. O dirigente ressaltou ainda que a divulgação na casa legislativa é importante para que o tema ganhe luzes e vozes. O primeiro apoiom, disse, veio com uma emenda impositiva assinada pela vereadora Comandante Nádia (DEM), no valor de R$ 500 mil reais, cujo valor será destinado à causa. Acompanharam a Tribuna Popular o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta; o ex-prefeito José Fortunati, e os presidentes do Sindicato Médico do RS, Marcos Rovinski; e do Conselho Regional de Medicina do RS, Carlos Sparta; entre outros convidados. Ouça. 

Texto

Andreia Bueno (Reg. Prof. 8148)

  • Carlos Alberto Brinckmann - Pres. Assogot