Presidência

Associação dos Cegos do RS pede ajuda à Câmara Municipal

Presidente Reginaldo Pujol (Camisa azul) recebe a visita de Gilberto Kemer, presidente da ACERGS. Na foto: Da esc. Maicon Tadler, Gilberto Kemer, Presidente Reginaldo Pujol e Airto Viana Chagas.
Representantes da Acergs pediram apoio à Câmara (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), Gilberto Kemer, acompanhado dos colegas Maicon Tadler e Airto Viana Chaves, foi recebido hoje (11/2) pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol (DEM). O motivo da reunião foi reivindicar apoio da Casa à ACERGS, que desde 2017 não conta mais com um convênio que mantinha com a prefeitura e que vive hoje uma das piores crises de toda a sua história.

“Desde então, viemos sobrevivendo de captação de recursos pela iniciativa privada. A partir de abril deste ano, temos projetos aprovados para captar mas nada de verba para manter o trabalho que realizamos com cerca de 300 deficientes visuais. Se a Câmara nos colocar em contato com empresas que possam nos apoiar, destinando parte do ICMS, já seria ótimo”, explica Kemer.

De acordo com a direção da ACERGS, a associação atende todo o Estado e abraçou toda a demanda da Associação de Cegos Louis Braille, que deixou de oferecer alguns serviços recentemente e se dedica somente aos idosos cegos. "É um trabalho muito importante de capacitação e reabilitação com ênfase em um atendimento psicológico essencial para ajudar quem deixa de enxergar. Hoje são cerca de 200 mil pessoas com deficiência visual no Rio Grande do Sul."

Empenhado e sensível à causa, o parlamentar afirmou que, conversando, entidade e CMPA podem construir saídas juntos, como, por exemplo, dirigir parte da arrecadação de Imposto de Renda para o Fundo do Idoso. Outra maneira seria também apoiar a entidade por meio de leis de incentivo social via ICMS.

Idoso

Tema de outro encontro do Gabinete da Presidência durante a tarde de hoje acabou unificando as agendas das reuniões. Foi sobre o Fundo do Idoso que os vereadores Alvoni Medina (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar do Idoso, e Airto Ferronato (PSB), autor da Lei do Fundo do Idoso, o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, Lélio Luzardi Falcão, e o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Nelson Kalil, foram conversar com Pujol. A ideia é divulgar amplamente a possibilidade de destinar 6% do Imposto de Renda para mais de 50 mil crianças e adolescentes e cerca de 50 mil idosos que dependem diariamente da área social.      

Texto

Mariana Bertolucci (reg.prof.8479)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)