PLENÁRIO

Associação DU99 aborda impacto social da arquitetura

Tribuna Popular - Apresentação da DU99 – Um Negócio de Impacto Social que Transforma Vidas Através da Arquitetura.
Aline Fuhrmeister, da DU99 (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período destinado à Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (15/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre foi utilizado pela Associação DU99. A presidente da entidade, Aline Fuhrmeister, descreveu como a associação causa impacto social, transformando vidas por meio da arquitetura.

 

Segundo Aline, estima-se que apenas 1% da população mundial tem acesso a um profissional de arquitetura. “Essa é uma pesquisa internacional que foi feita com base em poder econômico”, explicou. Ela disse que a ideia do nome do projeto surgiu após conhecer esta realidade. “Du é 'tu' em alemão, e a gente faz por 99% das pessoas”, afirmou ao explicar a origem do nome da associação.

 

O projeto DU99 tem como objetivo utilizar materiais sobressalentes de obras, que seriam descartados, e distribuir para entidades que possam aproveitá-los. Por meio de um mutirão de voluntários, instituições carentes, ONGs, centros comunitários, asilos, escolas e canis recebem esses materiais e têm seus prédios e locais de trabalho reformados. “Arquitetura não é só decoração, arquitetura é saúde pública”, destacou Aline. Ela apontou que, dessa forma, as pessoas que utilizam esses locais passam a ter um atendimento de mais qualidade, em um ambiente adequado e acessível. 

 

Para Aline, todos possuem a capacidade de ser agentes transformadores da realidade. “No momento em que a gente se une, a gente consegue promover as transformações”, pontuou.

 

Sobre a DU99

 

Por meio da arquitetura e do apoio de voluntários, a DU99 reconstrói ONGs, centros comunitários, associações, instituições, escolas e áreas degradadas da cidade, em ações de apenas um dia. O projeto visa a garantir espaços mais seguros e saudáveis para ampliar e melhorar a capacidade de atendimento de cada um dos locais reformados.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)