PRESIDÊNCIA

Associação Hospitalar Vila Nova agradece por recursos encaminhados via emendas impositivas

Placa com nomes dos parlamentares que encaminharam verbas será afixada na sede do Hospital Vila Nova

Presidente Márcio Bins Ely e diversos vereadores e ex-vereadores participam do Ato de Entrega das Emendas Impositivas dos Vereadores de Porto Alegre para o Hospital Vila Nova
Dal’ Molin e Bins Ely se cumprimentam na cerimônia de entrega da placa (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (16/11), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), esteve na sede da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) para o ato de reconhecimento e apresentação da Placa de Agradecimento aos vereadores da Capital que, através de emendas impositivas, destinaram recursos para a instituição. O montante do valor encaminhado pela Câmara, em 2020, é de R$ 5,5 milhões. A Associação também é gestora de 24 Unidades de Saúde e do Hospital da Restinga Extremo Sul. 

Durante o evento, além da apresentação institucional da Associação, foi anunciado projeto de residência médica que, através de convênio com a universidade Feevale (de Novo Hamburgo), vai desenvolver, a partir de 2022, atividades de ensino e pesquisa para estudantes de medicina, a partir do quinto e sexto ano de faculdade. Também foi destacada a ampliação de atendimento e diagnóstico psiquiátrico. Atualmente, a ala de saúde mental presta serviço na área de dependência química e atende também ao sistema prisional. O presidente da AHVN, Dirceu Beltrame Dal’ Molin, disse que “os recursos das emendas auxiliam na manutenção do hospital, na compra de medicamentos, reformas e eventuais novos serviços”. 

Bins Ely lembrou que a Associação Hospitalar Vila Nova “já demostrou experiência, com a ampliação, não só do hospital da Restinga, mas também dos postos de saúde e é referência de bom atendimento na região sul da cidade, salvando vidas e ajudando as pessoas neste período difícil de pandemia”. O presidente do Legislativo disse ainda que “é o reconhecimento ao trabalho realizado. Esperamos que outras emendas sejam efetivadas, porque onde se vê o trabalho, a gente incentiva e esta é a maneira que encontramos de fazer a nossa parte a quem mais precisa, que são as pessoas atendidas pelo SUS”.

Emendas

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo, então vereador e autor da emenda à Lei Orgânica do Município (LOA) que instituiu as emendas impositivas (valores repassados do Legislativo ao Executivo com destinação a instituições de utilidade pública, conforme indicação de cada vereador). "A lógica foi pegar o recurso que a Câmara devolvia anualmente ao Executivo e transformar em emendas impositivas. Este ato do complexo Vila Nova é a consumação de um sistema de parceria, que pode ser público, mas não necessariamente estatal, com o bom serviço sendo prestado à população de Porto Alegre”, afirmou. Também estiveram presentes os vereadores Alvoni Medina (Republicanos), Cassiá Carpes (PP), Cláudia Araújo (PSD), Comandante Nádia (Dem), Gilson Padeiro (PSDB), Hamilton Sossmeier (PTB), Jessé Sangalli (Cidadania) e José Freitas (Republicanos) e o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta. 

Reconhecimento

A Placa de Agradecimento contém os nomes dos vereadores da legislatura anterior, quando, pela primeira vez, foram encaminhados recursos através das emendas impositivas: Alvoni Medina, Adeli Sell, Cassiá Carpes, Cláudia Araújo, Comandante Nádia, Dr. Goulart, Engenheiro Comasseto, Hamilton Sossmeier, João Bosco Vaz, João Carlos Nedel, José Freitas, Luciano Marcantônio, Márcio Bins Ely, Mauro Pinheiro, Mendes Ribeiro, Paulinho Motorista, Professor Alex Fraga, Reginaldo Pujol, Roberto Robaina e Valter Nagelstein.  

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)