Associação Multicultural de Artesãos da Restinga pede apoio da Câmara
No período de Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (25/11) da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Associação Multicultural de Artesãos da Restinga (Amar) compareceu para apresentar o trabalho realizado pela entidade.
A presidente da associação, Iracema Scheffer da Silva, relembrou o início da feira de artesanato da região. Artesã há 25 anos, em 2015 procurou uma feira para expor seu trabalho. “Descobri que não tinha feira se não fosse na Semana da Restinga ou na Feira do Peixe”, disse. Em parceria com outros artesãos, foi organizada a feira, tipicamente aos sábados, mesmo enfrentando dificuldades em termos de espaço para expor seus materiais. “O artesanato não é valorizado dentro de Porto Alegre como ele deveria, sendo que o artesanato é uma cultura muito antiga”, explicou. No ano de 2021, foi oficialmente criada a Amar, que hoje, além de feiras, conta com oficinas culturais.
Na oportunidade, Iracema pediu apoio da Casa para estabelecer um local fixo no Bairro Restinga para que a instituição possa continuar com suas ações. “Queremos um espaço dentro da Restinga, um prédio onde a gente possa continuar nosso trabalho. A gente, além de fazer oficinas gratuitas dentro do bairro, buscamos, nós mesmos, nosso material para isso. A gente não conta com a ajuda de ninguém e a gente gostaria de ajuda para isso”. Ela finalizou agradecendo a oportunidade e convidando a todos para conhecerem os trabalhos da Amar.